PROJETO DE ESCOLA ESTADUAL DE ARARUAMA FOCA NA QUALIFICAÇÃO DE ESTUDANTES

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PROJETO DE ESCOLA ESTADUAL DE ARARUAMA FOCA NA QUALIFICAÇÃO DE ESTUDANTES

Fotos: Divulgação – Seeduc-RJ

 Curso do Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva busca desenvolver habilidades e competências voltadas ao empreendedorismo e à inovação
Uma escola empreendedora, que busca algo a mais do que é ensinado dentro da sala de aula. Vocacionado ao empreendedorismo e à inovação, o Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva, de Araruama, na Região dos Lagos, se destaca na rede estadual desenvolvendo projetos e transbordando criatividade. Por meio do Curso Básico de Fundamentos do Design, com foco no empreendedorismo, a escola está qualificando um grupo de alunos multiplicadores, para que auxiliem as turmas e professores na produção e publicação de e-books por área de conhecimento.
– Apoiar a iniciativa de jovens focada no empreender e inovar é o propósito do Ciep 148. Este curso amplia horizontes e permite a qualificação necessária para o mundo do trabalho contemporâneo – afirmou Juliana Dammas, diretora-adjunta da unidade.

Fotos: Divulgação – Seeduc-RJ

O projeto está envolvendo toda a comunidade escolar, com o objetivo de estimular habilidades e competências voltadas ao desenvolvimento da capacidade de empreender de forma criativa e inovadora, fortalecendo o protagonismo juvenil e a construção de protótipos sustentáveis.
– A intenção é apresentar os primeiros passos nos fundamentos do design, permitindo aos jovens a possibilidade de inserção no mundo do trabalho de forma mais qualificada e criativa – explicou Eric Maciel, criador do projeto e estudante da 3ª série do Ensino Médio.
O Curso Básico de Fundamentos do Design é desenvolvido por um grupo de estudantes da turma 3002 do itinerário formativo Empreendedorismo, dentro do componente curricular Projeto de Intervenção e Pesquisa, do professor mestre Fábio Marchon.
– O protagonismo juvenil é ressaltado em cada ação realizada de maneira transversal em nossa escola, com foco nas habilidades e competências contextualizadas ao século 21. Projetos como este permitem aos jovens aprofundar ainda mais a visão de mundo em relação a inovar e criar com espírito empreendedor – destacou Felício Júlio de Azevedo Hungria, coordenador pedagógico do Ciep 148.
E a escola também desenvolve ações em parcerias. No último mês, representantes da Marinha do Brasil levaram para a escola o painel “Desenvolvendo Habilidades Estratégicas na Construção do Protagonismo Juvenil”, com representantes de turma e coordenadores do Grêmio Estudantil. O foco do encontro foi mostrar como a resiliência e a paciência possibilita a transformação de dificuldades em oportunidades. Esta ação é parte do projeto de empoderamento das juventudes, uma parceria entre o Grêmio Estudantil, conselho de representantes de turma, Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica.
– Foi um momento fundamental na construção do protagonismo juvenil com a criação de uma história de vida pautada pela superação de dificuldades, transformando-as em oportunidades – frisou Daniel Porto, representante da turma 1001 do itinerário formativo Inovação e Mundo do Trabalho.
Com 12 turmas de Ensino Médio Integral no itinerário Inovação e Mundo do Trabalho e Empreendedorismo, o Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva tem como finalidade desenvolver ações que visam ampliar as perspectivas voltadas à inovação e sustentabilidade.
– Temos como proposta partilhar o que sabemos, aprender junto o que ainda não conhecemos, conectar o que nos aproxima. O design possibilita essa integração de saberes – concluiu Renan Parrera, criador do projeto e estudante da 3ª série do Ensino Médio.