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O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) foi o órgão da Justiça Eleitoral com o maior número de interações nas redes sociais em 2024. No ranking geral do Judiciário, o TRE-RJ conquistou o terceiro lugar nacional. O levantamento, realizado pela plataforma Social Media Gov, mede o engajamento do público nas páginas institucionais, considerando curtidas, compartilhamentos e comentários.
O excelente desempenho do TRE-RJ nas redes sociais reflete a estratégia inovadora de comunicação digital adotada pelo tribunal, que apostou no uso de linguagem acessível, conteúdos dinâmicos e no aproveitamento de tendências para se aproximar do eleitorado. Durante o período eleitoral, o perfil oficial no TikTok (@trerj.oficial) teve um crescimento expressivo, com vídeos informativos e bem-humorados que alcançaram milhões de visualizações.Além disso, ao comparar o desempenho do TRE-RJ com os tribunais estaduais, observa-se que a Corte eleitoral fluminense superou amplamente todas as cortes de Justiça estaduais em número de interações. O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), líder entre os tribunais estaduais, registrou 511.151 interações, número quase três vezes menor que o do TRE-RJ.
Para o coordenador de Comunicação Social do TRE-RJ, Stéfano Salles, a posição no ranking reforça a importância da comunicação digital como ferramenta de aproximação com a sociedade: “A Justiça Eleitoral tem um papel fundamental na democracia, e esse reconhecimento coloca o TRE-RJ como referência nas redes sociais não só entre os tribunais eleitorais, mas no Judiciário nacional como um todo. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo para fortalecer a conexão entre a Justiça Eleitoral e a sociedade, promovendo a cidadania digital”, afirmou.
O chefe da Seção de Campanhas e Mídias Sociais do TRE-RJ, Leandro Lamarão, destacou o compromisso da equipe com uma comunicação próxima e eficiente: “Buscamos criar conteúdos que falem diretamente com o público, utilizando formatos e linguagens que engajam e informam ao mesmo tempo. Estar entre as instituições do Judiciário com mais interações demonstra que estamos conseguindo levar informação de qualidade e estimular o debate cívico nas redes sociais”, destacou.
Fonte: Seção de Jornalismo do TRE-RJ