DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA

CHOCOLATE COM 100% DE CACAU É O MELHOR PARA O CONSUMO
abril 16, 2022
GOVERNO VAI REALIZAR ATIVAÇÃO CULTURAL EM PRAÇAS DE CINCO CIDADES FLUMINENSES
abril 18, 2022

DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA

Este dia foi escolhido em 1989, pela Federação Mundial de Hemofilia, para marcar a conscientização sobre a Hemofilia, por ser o dia de aniversário de Frank Schnabel, fundador desta reconhecida organização internacional.
No dia 17 de Abril, diversas ações são realizadas em todo o mundo, com a finalidade de conscientizar a sociedade e difundir informações sobre a Hemofilia, doença de von Willebrand e as demais desordens hemorrágicas hereditárias que, no Brasil, afetam mais de 28 mil pessoas.

Com o tema “Seu direito no tratamento, uma vida sem sangramento” , a campanha de 2022 da ABRAPEHM tem como propósito incentivar as pessoas com hemofilia e suas famílias a buscarem continuamente mais informações sobre o tratamento, construindo o conhecimento através da atuação conjunta de todos os envolvidos neste contexto, como pacientes, familiares, profissionais de saúde, gestores, influenciadores, tomadores de decisão e comunidade.

Em alusão a esta data, a ABRAPHEMestá realizando em 2022 as seguintes ações:

Entre os dias 13 e 18/04 – ILUMINAÇÃO DE MONUMENTOS EM VERMELHO:

Confirmados:

DISTRITO FEDERAL:Congresso Nacional

SÃO PAULO: Ponte Estaiada do Morumbi, Estátua Borba Gato, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Edifício Matarazzo, Biblioteca Mário de Andrade, Hospital São Camilo, Hospital IGESP, Hospital Emílio Ribas e Secretaria da Saúde.

AMAZONAS: Teatro Municipal de Manaus

PARANÁ: Barragem do Lago Igapó, Biblioteca Municipal, Viaduto 10 de Dezembro, Monumento O Passageiro e Arena da Baixada (Atlético Paranaense)

RIO GRANDE DO NORTE: Palácio Felipe Camarão,sede da prefeitura de Natal

SANTA CATARINA: Ponte HercílioLuz — Florianópolis

RIO DE JANEIRO: Castelo Mourisco — Fiocruz, Arcos da Lapa, Palácio Pedro Ernesto — Câmara dos Vereadores e Museu da Vida.

MINAS GERAIS:Museu das Artes de BH

SOBRE A ABRAPHEM

A ABRAPHEM é uma associação sem fins lucrativos que representa e defende os direitos das pessoas com hemofilia a nível nacional,exercendo o controlesocial na fiscalização e implementação de politicas publicas de saúde e sócio assistenciais para favorecer o acesso ao tratamento de qualidade e bem-estar das pessoascom hemofilia e seus familiares, além de informare capacitar pacientes, familiares e profissionais para a realização do tratamento adequado.

Anualmente, a ABRAPHEM tem feito ações de conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento adequados da hemofilia e outras desordens hemorrágicas hereditárias, assim como de politicas inclusivas para amparar os direitos sócio assistenciais desses pacientes, através da iluminação de monumentos públicos em vermelho, em vários estados das 5 regiões do pais,no Dia Mundial da Hemofilia, em 17 de Abril.

Humor/Colaboração: Netto