Um passo importante na consolidação de Macaé como o maior polo de armazenagem, processamento e distribuição de gás natural do Brasil, foi registrado nesta terça-feira (26) na solenidade de entrega da licença de instalação emitida pelo INEA ao projeto da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) integrado ao Tepor – novo Porto do município.O evento, que marca a etapa final do processo de licenciamento da chamada “planta de gás”, foi realizado no pátio do Condomínio Residencial Reserva Cabiúnas, e reuniu o prefeito Welberth Rezende, o diretor do Grupo Vale Azul responsável pelo empreendimento, Fabiano Crespo, os Secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, e do Ambiente, Juninho Luna, além do presidente do INEA, Philipe Campello, do vereador Rond Macaé e os deputados estaduais Tiago Pamplona e Chico Machado.
A licença de instalação marca, em definitivo, a viabilidade da construção da UPGN que terá a capacidade de processar, por dia, cerca de 60 milhões de metros cúbicos de gás. “É preciso acreditar em projetos que potencializam a nossa vocação de ser a cidade do petróleo, do gás e da energia. Esta licença representa mais empregos, mais investimentos e mais qualidade de vida para a nossa população. Estamos diante de uma nova etapa em que acreditamos e nos esforçamos em tornar, não só a UPGN, mas também o novo porto, uma realidade para Macaé e o nosso Estado”, destacou o prefeito Welberth Rezende.
A UPGN já licenciada pelo INEA representa parte do planejamento do grupo empreendedor do Tepor em triplicar a capacidade de Macaé em processar e distribuir gás natural no país, papel hoje cumprido pelo Terminal Cabiúnas operado pela Petrobras. “A UPGN será construída pela Valeflex, um consórcio formado pelo Grupo Vale Azul com a empresa canadense Enerflex. O gás é altamente estratégico para o nosso país e vai consolidar Macaé como o maior hub do Brasil. E hoje estamos aqui para agradecer a todos sobre o andamento do projeto da UPGN e os novos passos para a consolidação do Tepor. É uma forma de reforçar a responsabilidade que nós temos com esta cidade que vive a expectativa sobre essa nova fase de desenvolvimento”, afirmou Fabiano Crespo.
A partir da liberação da liderança de instalação da UPGN, o Grupo Vale Azul dá andamento ao projeto de licenciamento de dois novos gasodutos, as Rotas 5B e 4C, que irão interligar a planta de gás a reservas em produção nas Bacias de Campos e de Santos, com capacidade de transferência de 60 milhões de metros cúbicos de gás por dia. O Grupo caminha também junto ao INEA com o processo de licenciamento de instalação dos dois terminais portuários que compõem o projeto do Tepor. A expectativa é que os documentos sejam emitidos em julho deste ano. “Estamos preparados para consolidar esse novo marco no desenvolvimento de Macaé, a partir de todo o potencial concentrado no gás. Somos um município produtor que possui a maior expertise das operações de óleo e gás do país. Agora, estamos prontos para construir em definitivo a Cidade Energia”, destacou Rodrigo Vianna, Secretário de Desenvolvimento Econômico.