O anúncio da parceria foi feito nesta segunda-feira (5/9), na sede do Detran, com a presença do Sindicato das Autoescolas do Estado do Rio de Janeiro (Sindaerj), que representa 800 unidades.
André Melo, presidente do Sindaerj, destacou a capilaridade que a medida vai possibilitar ao público. “Os motoristas que tiverem que realizar o processo de reciclagem de condutor penalizado, com a suspensão do direito de dirigir, também serão beneficiados com esta medida”, disse André.
A iniciativa faz parte do processo de expansão das redes de atendimento dos usuários do Detran.RJ, que vem sendo implantado pela nova gestão do departamento. Entre os principais focos estão a digitalização de processos de emissão de documentos e o aumento dos atendimentos presenciais, por meio de convênios e parcerias.
Neste caso específico da realização de provas teóricas nas autoescolas, para garantir a segurança e confiabilidade do processo, haverá a implementação de tecnologias para monitoramento online do procedimento nas dependências dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Com o objetivo de manter a segurança na aplicação dos exames, ficará proibida, também, a concessão de autorização ao CFC que tenha sofrido qualquer penalidade nos últimos 12 (doze) meses, conforme a portaria 6285, que trata do assunto, e foi publicada no Diário Oficial do último dia 29/8.