Pagamento pode ser feito à vista, com 3% de desconto, ou parcelado em até três vezes
Mais finais de placas têm vencimento da primeira parcela ou da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 nesta segunda-feira (30/01). A semana vai contemplar os veículos com placas terminadas em 5, 6, 7, 8 e 9. O pagamento poderá ser feito à vista, com 3% de desconto, ou parcelado em até três vezes, sem abatimento.
Para retirar o documento, o contribuinte deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário. O saldo poderá ser quitado em qualquer agência bancária.
O valor do imposto é calculado a partir da aplicação das alíquotas (4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para carros movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica) sobre os valores venais (preços de mercado) dos veículos, concebidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Conforme determina a legislação, metade da arrecadação do IPVA é direcionada aos cofres dos municípios fluminenses. A receita auxilia o estado e as prefeituras na realização de políticas públicas de diversas áreas, como Educação, Saúde e Segurança.