O projeto HubCRIE, criado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), em parceria com a Sanofi, Pfizer e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), lançou, por meio de uma live aberta no canal do Conasems (YouTube), as inscrições em sua plataforma para um curso totalmente online, gratuito e autoinstrucional, aberto para todos os trabalhadores do SUS, mas com foco especialmente em profissionais da Atenção Básica, que terá como objetivo capacitá-los e informá-los sobre os imunobiológicos disponíveis nos Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), um serviço do SUS dedicado à imunização gratuita de pessoas que apresentam maior risco de desenvolver formas graves de algumas doenças infecciosas, como indivíduos imunodeprimidos, e aqueles que apresentam outras condições de risco.
Levando em consideração a importância desses Centros e a necessidade de trazer mais informações para profissionais da saúde atuarem nesse serviço, o curso contará com quatro módulos ao todo, incluindo neles, aulas sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a criação dos CRIEs; calendário de imunizações para pacientes especiais; papel da Atenção Básica nos CRIEs, dentre outros temas relacionados. As inscrições, assim que abertas, poderão ser feitas pelo site https://hubcrie.org.br na aba “Cursos”. Ao final da capacitação, será feita uma avaliação e emitido um certificado de conclusão de curso.
O projeto HubCRIE foi desenvolvido para ofertar a profissionais de saúde e usuários do SUS informações sobre as vacinas e demais imunobiológicos especiais disponíveis nos Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). No site do projeto estão disponíveis artigos de referência, manuais, as vacinas disponibilizadas pelo serviço, mapa de localização das unidades de CRIE disponíveis no Brasil, fluxograma do encaminhamento de pacientes, e, a partir desta semana, cursos. A meta da plataforma online é aumentar o conhecimento da população e profissionais de saúde sobre os CRIE e fazer com que mais pessoas tenham acesso a esse serviço.