GOVERNO DO ESTADO INAUGURA NOVO PRÉDIO DO INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER

AUMENTO NA MISTURA DE BIODIESEL NO DIESEL É IMPORTANTE PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE.
março 19, 2023
CABO FRIO: CIDADE RECEBE VISITA TÉCNICA DO MINISTÉRIO DO TURISMO PARA PROJETO DE AMPLIAÇÃO E MELHORIA DA INFRAESTRUTURA NÁUTICA
março 19, 2023

GOVERNO DO ESTADO INAUGURA NOVO PRÉDIO DO INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO PAULO NIEMEYER

Inauguração do IECPN - Novas Instalações Fotos/Divulgação: Luis Alvarenga

Em nove anos de existência, a unidade realizou mais de 11 mil atendimentos, 9 mil cirurgias e 95 mil exames

O governador Cláudio Castro inaugurou neste sábado, 18 de março, as novas instalações do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN). Maior unidade especializada em neurocirurgia do país, o instituto vai dobrar a sua capacidade de atendimento, com a abertura de 49 novos leitos de enfermaria (39 adultos e 10 pediátricos) e mais dez leitos de CTI infantil (3 neonatais e 7 pediátricos). Eles se somam aos 44 leitos, já existentes, da UTI adulto.

A IECPN passou por intervenções que ampliaram e modernizaram o espaço. Com investimento de R$ 6,7 milhões, a obra inclui uma nova UTI pediátrica, enfermaria, ginásio de reabilitação com uma casa funcional, brinquedoteca, além de equipamentos de ponta no atendimento de neurocirurgia.

– É uma grande entrega não só para o estado do Rio de Janeiro, mas também para o Brasil inteiro. É uma unidade única no país, que conta com o trabalho formidável de uma equipe altamente capacitada, comandada pelo Dr. Paulo Niemeyer. Um hospital com padrão internacional de qualidade e atendimento especializado. É um orgulho para o nosso estado e para todos os fluminenses – afirmou o governador Cláudio Castro.

 

Em nove anos de existência, a unidade realizou mais de 11 mil atendimentos, 9 mil cirurgias e 95 mil exames. Com a ampliação, o IECPN passa a contar com um ginásio de fisioterapia que vai permitir a aplicação de uma metodologia inovadora de reabilitação.

No local, há uma Casa Funcional, que reproduz o ambiente domiciliar, permitindo que o paciente simule rotinas diárias que ele vai enfrentar na volta para a casa. Além de acelerar a alta médica, também melhora a autonomia do paciente e evita a reinternação. O atendimento é multidisciplinar e inclui o treinamento também da família para auxiliar quem terá que viver com alguma limitação.

Inauguração do IECPN – Novas Instalações Fotos/Divulgação: Luis Alvarenga

– Esta ampliação vai possibilitar dobrar a capacidade de cirurgias para atender a população do estado do Rio de Janeiro. É um equipamento de excelência e temos o desafio de trazer toda a rede de saúde do estado para o padrão deste instituto. Já estamos trabalhando nisso. Hoje 80% da nossa rede está totalmente climatizada, não temos pacientes no corredor, nossas UPAS por dentro estão todas reformadas e estamos restaurando hospitais – disse o Secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.

Equipamentos de referência

O IECPN também conta com recursos de ponta. O Gama Knife, aparelho que realiza radiocirurgias no cérebro com extrema precisão e sem necessidade de incisões é o único disponível na rede pública do país. O aparelho acaba de receber um upgrade e passará a realizar tratamentos de doenças que ainda não eram atendidas pela unidade.

Para o Dr. Paulo Niemeyer, diretor do Instituto Estadual do Cérebro e filho do médico que dá nome ao instituto, o momento é de grande satisfação, principalmente por ver o projeto finalizado, conforme planejado.

Inauguração do IECPN – Novas Instalações Fotos/Divulgação: Luis Alvarenga

– São momentos de grande emoção, de grande alegria para todos, dos funcionários que trabalharam e que estão lutando por esse momento. E nós devemos isso, exclusivamente, ao secretário Dr. Luizinho e ao governador Cláudio Castro, que se empenharam para terminar essa obra que já vinha há 11 anos – afirmou.

O Instituto – O IECPN atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e é um dos primeiros centros do país voltado ao tratamento de doenças neurocirúrgicas do sistema nervoso central, como tumores, doenças vasculares e doença de Parkinson. Além disso, é uma importante instituição de ensino e pesquisa, com mais de 200 artigos publicados, inclusive com parcerias internacionais com países como Portugal, França e Reino Unido. A unidade conta com quatro salas de centro cirúrgico e mais de 800 profissionais, sendo mais de 170 médicos.