A segurança dos alunos e comunidade escolar de Rio das Ostras é uma grande preocupação da Administração Municipal. Desde o início do ano, as secretarias de Educação e Segurança Pública atuam em parceria com o objetivo de garantir um ambiente tranquilo e seguro para os estudantes.
Diferentes ações, como a intensificação da Ronda Escolar feita pela Guarda Civil Municipal e a parceria com as Polícias Civil e Militar para o combate à insegurança causada por boatos e fake news espalhadas pelos meios digitais, já estão sendo implementadas na Cidade. A inteligência da Polícia Civil trabalha para encontrar possíveis responsáveis por perfis e mensagens fakes.
De acordo com o secretário de Educação, Maurício Henriques, ainda neste mês serão disponibilizados recursos materiais, como computadores e smart TVs, para o telemonitoramento que passará a ser realizado pela Guarda Civil Municipal por meio da Ronda Escolar. O local já está organizado e funcionará no CIEP Municipalizado Mestre Marçal.
REDE MUNICIPAL – O secretário de Educação também informa que está sendo formada uma equipe para analisar a viabilidade da contratação de uma empresa de segurança escolar para atuar nas unidades da Rede Municipal. Outra medida adotada é a manutenção e a ampliação do sistema de monitoramento por câmeras, que até o segundo semestre deverá chegar a todas as 49 escolas municipais. Atualmente, 20 unidades de ensino contam com câmeras, adquiridas por meio de uma parceria com a Receita Federal.
INTEGRAÇÃO – Há duas semanas, no dia 27 de março, no auditório da Secretaria de Educação, um encontro entre o prefeito Marcelino Borba, os secretários de Educação e Segurança Pública, Maurício Henriques e Evandro Carvalho, respectivamente, gestores das unidades de ensino e guardas civis municipais traçou estratégias para a manutenção da segurança nas escolas de Rio das Ostras.
RONDA ESCOLAR – Desde 11 de abril, a Ronda Escolar em todas as unidades de ensino do Município foi intensificada. É importante destacar que, mesmo antes da data, sempre que acionada, a Ronda Escolar atendeu prontamente às demandas. Por meio de aplicativo de mensagens, os gestores da Educação e da Segurança Pública, além dos diretores das escolas, estão em contato diário para solucionar qualquer problema relacionado à segurança.