Rio das Ostras lançou na noite desta quarta, dia 19, a segunda turma do programa Geração Aprendiz, gerido pela Secretaria de Assistência Social. O programa atenderá jovens entre 15 e 17 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, tendo como foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo juvenil e preparação para o mercado de trabalho, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. A ação vem reforçar as políticas públicas de atendimento ao adolescente, oferecendo novos aprendizados e contribuindo para o fortalecimento da renda familiar com a oferta de uma bolsa de R$ 350.
Serão 12 meses no Programa, que inclui na grade oficinas, cursos de qualificação profissional e experiências práticas em diversas secretarias municipais. Os adolescentes farão visitações a empresas privadas, aos espaços culturais e turísticos da Cidade.
“Esse projeto é mais uma política desta gestão que oferta atenção à garantia de direitos dos nossos adolescentes, que vem contribuir para a proteção, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, valorização escolar e construção de uma proposta para sua vida pessoal e profissional”, disse Eliara Fialho, secretária de Assistência Social de Rio das Ostras.
A primeira turma terá suas atividades encerradas em agosto.
EVENTO – A cerimônia aconteceu no Teatro Popular do Município e contou com a presença de autoridades, pais e jovens integrantes do programa. Estiveram presentes os vereadores Maurício BM, João Francisco de Souza Araújo, Leonardo de Paula Tavares, Uderlan de Andrade Hespanhol e Sidnei Mattos. Estiveram também a primeira dama de Rio das Ostras, Adriana Borba, Bruno Valente, assessor do gabinete representando o prefeito Marcelino Borba, e a proprietária do curso Says, Luciana.