Interessados em cursos de Turismo Sustentável, Década dos Oceanos, Educomunicação e Paisagens Sustentáveis serão selecionados para vagas limitadas
Em comemoração aos 28 anos do Supereco, foi lançada neste ano a plataforma de ensino digital: Supereco Academy. E neste mês de abril foram abertas as inscrições para 4 cursos gratuitos com a temática socioambiental oferecidos pelo projeto Tecendo as Águas, uma realização do Instituto Supereco, em parceria com a Petrobras. Por meio do pré-cadastro, que deve ser preenchido até 30/04, os interessados em ser aluno (a) da Supereco Academy serão selecionados, pois as vagas são limitadas. Docentes interessados em dar aula na plataforma também podem preencher a ficha.
Confira os cursos que iniciarão em breve sobre Turismo Sustentável, Década dos Oceanos, Educomunicação e Paisagens Sustentáveis A plataforma visa conectar talentos, conhecimentos, saberes e soluções em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento humano integral. Confira abaixo os conteúdos de cada curso:
Turismo Sustentável e Inclusão Social:
A ementa do curso prevê a apresentação de elementos históricos do Turismo desde a origem até o Turismo 4.0 (era digital). O aluno contará com aulas sobre o início da sociedade no litoral norte e do patrimônio cultural local. Também haverá tópicos sobre turismo social e de acessibilidade. No campo de meio ambiente e sustentabilidade, serão abordados elementos da Conferência de Estocolmo em 1972 e a Eco 92.O conteúdo contará ainda com temas como legislação, Plano Municipal de Turismo (PMT), Plano Diretor e Lei Nacional do Turismo.
Década dos Oceanos: educação para a cultura oceânica e cidadania:
A definição e princípios essenciais da Década dos Oceanos, a importância da Ciência para um desenvolvimento sustentável e aplicável, a crise climática e a necessidade dos oceanos para a saúde humana serão alguns dos conteúdos trabalhados neste curso. Nele, estão previstas 2 lives sobre os desafios da conservação da biodiversidade marinha. Haverá também um estudo de caso do programa “O mar não está pra lixo”, desenvolvido pelo Instituto Supereco. No último módulo, os alunos refletirão sobre os 7 resultados desejados para a Década dos Oceanos e a integração das ações locais às metas globais.
Educomunicação, ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Carta da Terra e Década dos Oceanos:
Os fundamentos e desafios da Educomunicação, assim como o diálogo necessário entre educação e comunicação são o norte deste curso. Com ele, o aluno terá conhecimento sobre políticas públicas e os ecossistemas educomunicativos vitais para a construção de uma educação crítica. Um módulo especial sobre Educação Ambiental, mostrará seus conceitos e objetivos, assim como trará à tona a responsabilidade socioambiental dos comunicadores. Ao fim, o módulo “A prática educomunicativa” dará exemplos dos impactos da Educomunicação na história do Instituto Supereco e quais são as estratégias de comunicação realizadas para envolver a comunidade em ações de sustentabilidade.
Planejamento de Paisagens Sustentáveis, ODS- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e gestão litorânea compartilhada:
Neste curso, serão apresentados os conceitos de paisagem e território, corredores da biodiversidade, gestão das águas, bacias hidrográficas e os desafios da gestão participativa (governo, sociedade civil organizada e usuários). O módulo “Conectando águas, pessoas e ambientes: Serra, Terra e Mar” falará sobre unidades de conservação, mananciais, agricultura sustentável e cidades sustentáveis. Haverá também conteúdos específicos sobre Biodiversidade, Década dos Oceanos, ODS e Carta da Terra. Ao final, o aluno contará com estudos de meio, com metodologias de mobilização e educação ambiental.
“A tecnologia veio para ficar e mudar a vida de muitas pessoas. A Supereco Academy é um sonho de mais de uma década para a educação socioambiental de qualidade chegar em muitos lugares e compartilharmos saberes de forma acessível, encantadora e num ambiente digital humanizado a partir de histórias reais e do protagonismo de quem já faz a diferença em nosso país!”, ressalta Andrée de Ridder, presidente do Instituto Supereco e idealizadora da Supereco Academy.
Missão: O propósito da incubadora é dialogar de forma humanizada sobre temas globais com escuta e linguagem afetiva, construindo pontes entre saberes populares, acadêmicos, técnicos e tecnológicos para ensinar e aprender com histórias reais. Com a motivação de cada vez mais ter protagonistas de histórias de transformação pessoal e profissional de qualquer dimensão cultural, a plataforma busca ofertar conteúdo para diferentes perfis de público como comunitários, pequenos empreendedores, estudantes de escolas técnicas e universidades para formação complementar, gestores e educadores de escolas públicas e privadas, profissionais e representantes de governo, instituições do terceiro setor, empresas, comitês de bacia e colegiados, que já atuam ou desejam atuar nos temas oferecidos.
Como surgiu: O sonho de compartilhar conhecimento que move a Supereco Academy começou quando surgiu o Instituto Supereco, em 1994. Desde então a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), promove educação e soluções socioambientais com protagonismo social, transformação de vidas e sustentabilidade.
De lá para cá, o Supereco concluiu 27 programas socioambientais presenciais e envolveu mais de um milhão de beneficiados pelo Brasil, alimentando assim a vontade de partilhar e contribuir, mesmo à distância, com uma educação de qualidade. A terceira etapa do projeto Tecendo as Águas, serra, terra e mar, uma realização do Instituto Supereco em parceria com a Petrobras foi o pontapé que faltava para transformar o sonho da Supereco Academy em realidade.
Pré-cadastro Supereco Academy: Cursos Gratuitos de Turismo Sustentável, Década dos Oceanos, Educomunicação e Paisagens Sustentáveis
Público-alvo: Comunitários, pequenos empreendedores, estudantes de escolas técnicas e universidades para formação complementar, gestores e educadores de escolas públicas e privadas, profissionais e representantes de governo, instituições do terceiro setor, empresas, comitês de bacia e colegiados.
Prazo: Preenchimento até 30/04 com vagas limitadas sujeitas à seleção.
Formulário de Pré-cadastro: https://docs.google.com/forms/
Fonte: Ascom – / Instituto Supereco