MACAÉ: DIA D DE VACINAÇÃO BIVALENTE E INFLUENZA APLICA 3.343 DOSES DE IMUNIZAÇÃO

CABO FRIO: PROCON DIVULGA PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
maio 7, 2023
RIO DAS OSTRAS: ALUNOS APRENDEM A COMBATER AEDES AEGYPTI
maio 7, 2023

MACAÉ: DIA D DE VACINAÇÃO BIVALENTE E INFLUENZA APLICA 3.343 DOSES DE IMUNIZAÇÃO

Dia D de vacinação contra a covid 19 e influenza h1n1. Casa da vacina, Macaé/RJ. Foto/Diulgação: Moisés Bruno

Três mil, trezentas e quarenta e três doses de influenza e bivalente foram aplicadas neste sábado (6) durante o Dia D de vacinação em 21 unidades de saúde. Foram 2.057 doses contra influenza e 1.286 doses da bivalente, contra a Covid 19. A influenza foi para pessoas com mais de seis meses de idade e a vacina bivalente para a população em geral a partir de 18 anos. O Ministério da Saúde liberou ontem a vacinação da influenza para todos a partir de seis meses de idade.

– Ontem à noite recebemos a nova orientação do Ministério da Saúde – destacou a coordenadora do Programa de Imunização, Mariana Gulão.

Eva Lúcia Figueiró França foi logo cedo para a Casa da Vacina, no Centro de Macaé, e ligou para a neta, avisando que o bisneto já pode tomar a influenza. “Sou bem ligada às questões de saúde”, afirmou. Lia Márcia de Melo apontou a importância da imunização. “A campanha ampliada dá acesso a todos de se vacinarem”, constatou.

Rogéria Rodrigues aproveitou para tomar as duas vacinas. “Já tomei todas as vacinas contra a Covid e se tiver outra, também vou tomar”, assegurou.

Pai e filho, Cláudio e Davi Figueiredo vacinaram contra a influenza. “Já saímos do hospital quando nascemos vacinados, sou super a favor e tomo a influenza todos os anos”, exaltou Cláudio.

Para Davi, a vacinação protege e todos devem tomar. “O Ministério da Saúde liberou para a população em geral e é fundamental para a prevenção”, mencionou.

Vacinação contra influenza reduz circulação viral
A coordenadora do Programa de Imunização, Mariana Gulão, ressaltou que a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença e contribui para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.
A bivalente visa atingir a população geral a partir de 18 anos, trabalhadores de saúde a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, e pessoas com comorbidades a partir de 12 anos. Gestantes e puérperas também compõem o grupo.
A vacinação foi realizada nas unidades: ESF Visconde, ESF Campo do Oeste, ESF Imbetiba, ESF Praia Campista, ESF Malvinas B, ESF Malvinas A/C, ESF Aroeira, UBS Novo Cavaleiros, ESF Barra Brasília, ESF Lagomar B/C, ESF Lagomar A/D, ESF Ajuda B, ESF Nova Holanda, UBS Barramares, sala de vacina Aeroporto e Casa da Vacina.

Na região serrana, a vacinação ocorre no ESF Frade, ESF Sana, ESF Bicuda Grande, ESF Córrego do Ouro e ESF Glicério.