MACAÉ AMPLIA SERVIÇO DE PROFILAXIA

CABO FRIO: PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS MARCA ENCERRAMENTO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE
junho 9, 2023
RIO DAS OSTRAS: ESCRITORA DA CIDADE LANÇA LIVRO DE FANTASIA
junho 9, 2023

MACAÉ AMPLIA SERVIÇO DE PROFILAXIA

O Programa DST/Aids funciona na Rua Alfredo Backer, 182, no Centro. Foto/Divulgação

Representantes do Programa Infecções Sexualmente Transmissível (IST/Aids), da Secretaria de Saúde, se reuniram nesta semana com a equipe do Pronto Socorro Municipal de Macaé, em Imbetiba. A proposta foi traçar estratégias e montar o novo fluxo interno da Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) ao vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS (HIV) na unidade.

Segundo a coordenadora do Programa, Sandra Barcelos, o treinamento das equipes já está acontecendo e os atendimentos no Pronto Socorro Municipal de Macaé deverão ocorrer a partir da segunda quinzena de julho.

O PEP é um tratamento realizado em casos específicos como acidentes com materiais perfurocortantes, violência sexual ou comportamento de risco, como relação sexual sem preservativo. Atualmente, o serviço é oferecido na UPA da Barra e no Hospital Público Municipal (HPM). Com a capacitação, voltada aos profissionais de saúde, a intenção é levar o serviço a mais quatro unidades de emergência até o fim deste ano.
O Programa DST/Aids funciona na Rua Alfredo Backer, 182, no Centro. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, ou pelo telefone 2796-1704 ou 2796-1234.

PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco)

A PEP consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento); acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

Trata-se de uma urgência médica e deve ser iniciada o mais rápido possível – preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo em até 72 horas. A profilaxia deve ser realizada por 28 dias e a pessoa tem que ser acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após esse período, com a realização dos exames necessários.