Uma cerimônia emocionante certificou 76 residentes de Rio das Ostras, que buscaram qualificação profissional por meio do Projeto de Formação Integrada a Inclusão de Pessoas com Deficiência. A entrega dos diplomas aconteceu na tarde desta sexta, 16, no Teatro Municipal Joel Barcellos. Os cursos de Almoxarife, Montador, Reparador e Operador de Computadores, além de Produção Industrial aconteceu no período de um ano e todos os participantes receberam uma bolsa de R$ 400 para apoio.
Foram quatro cursos divididos em dois ciclos de seis meses. No primeiro semestre foram ministrados os cursos de Operador de Computador, com 200 horas de duração, e Montador e Reparador de Computadores, de 200 horas; somando 400 horas. No segundo semestre foram aplicados o de Assistente de Produção Industrial, com 200 horas, e Almoxarife, com 200 horas; também somando 400 horas. Ao todo, foram 800 horas de curso.
O projeto é uma parceria da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com a parceria do Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura de Rio das Ostras por meio da Secretaria de Assistência Social.
“Estamos há oito anos fazendo este programa e continuamos aprendendo. Conseguimos recrutar pessoas com deficiência. O setor de petróleo esta melhorando e temos boa perspectiva para o futuro. Vamos continuar com este trabalho”, disse Telmo Ghiorzi, Secretário Executivo da AbesPetro.
“Vocês, estudantes, são muito importantes. Estamos aqui por você. Quando uma empresa abre uma porta para uma pessoa com deficiência está fazendo uma ação que ultrapassa o mercado de trabalho e se estende para a família de cada um. Nosso dever é pensar junto com as empresas e a sociedade como desenvolver políticas públicas de acessibilidade”, falou Eliara Fialho, secretária de Assistência Social.
Para Heraldo, um dos alunos, a diversidade dos cursistas foi o grande avanço. “Agradeço o privilégio de ter participado desta capacitação para o mercado de trabalho. São a diversidade e e a multiplicidade dos seres humanos que fazem a diferença”, disse.
PRESENÇAS – Outras autoridades presentes à cerimônia foram Maurício Braga Mesquita, presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Sidnei Mattos, Jeane Félix, presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Ana Fórman, da empresa Transocean representando as associadas aderentes. Estava presente também a primeira dama, Adriana Borba, representando o prefeito Marcelino Borba.