MACAÉ PROMOVERÁ REFLEXÕES PARA CELEBRAR O DIA DO ORGULHO LGBTI+

JOVENS DE COMUNIDADES DO RIO REALIZAM SONHO DE CONHECER O MARACANÃ
junho 22, 2023
RIO DAS OSTRAS: KITS ESCOLARES SÃO DISTRIBUÍDOS AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
junho 22, 2023

MACAÉ PROMOVERÁ REFLEXÕES PARA CELEBRAR O DIA DO ORGULHO LGBTI+

Com cinema e roda de conversa, Macaé promoverá reflexões sobre a garantia dos direitos humanos e respeito à diversidade de gênero no Dia do Orgulho Gay (Dia Internacional do Orgulho LGBTI+), celebrado em 28 de junho. As ações para conscientização vão acontecer nos dias 27 (terça-feira) e 28 (quarta-feira), às 18h, todas gratuitas.

Os eventos estão sendo organizados pela Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, com o Centro Cultural Rinha das Artes, através do projeto CineRinha, e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do projeto de extensão universitária, Coletivo Minerva Práticas Integrativas e Complementares Arte e Cultura.

Além dos convidados qualificados para a abordagem do tema, a apresentação do curta-metragem de 2019, ‘Stonewall Outloud’, é um dos destaques da programação. O documentário é dirigido por Fenton Bailey e Randy Barbato. Nele, vozes contemporâneas da comunidade LGBTI+ discutem ‘Remembering Stonewall’, o primeiro documentário a narrar o evento histórico de 1969 que desencadeou o movimento de libertação gay. “Este é um curta que retrata Stonewall em 1969, o início do que hoje chamamos de Orgulho. Após a apresentação, debateremos sobre as vozes de quem estava lá e como ecoam na voz da geração LGBTI+ de hoje. O Dia do Orgulho Gay é comemorado anualmente de forma institucional e social em todo o mundo. Esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTIfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente de orientação sexual ou identidade de gênero”, diz a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro.

Ela acrescenta que a data é um momento de reafirmar os direitos. “É preciso garantir que as histórias destas pessoas não se percam em um mar de violência e preconceito. Pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar e lutar contra o preconceito, a violência e discriminação, sobre a perspectiva de que vivemos novos tempos de equidade, de tolerância, da garantia dos direitos humanos e respeito à diversidade de gênero. Importante ressaltar que a luta contra a LGBTfobia ainda é diária. É uma luta por respeito e afeta a vida de milhares de pessoas”, enfatiza.

Programação

No dia 27, às 18h, no Centro Cultural Rinha das Artes, localizado na rua Dr. Júlio Olivier, 633, Centro da cidade, haverá apresentação do curta ‘Stonewall Outloud’ e a roda de conversa ‘Orgulho, Identidade e luta’.

A secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes, informa que uma das responsabilidades da pasta é a garantia dos direitos. ” Essa é uma categoria de direitos básicos assegurados a todo e qualquer ser humano, independente da classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual. É importante que os direitos sejam garantidos a todos os cidadãos”, disse.

A roda de conversa será mediada por Tayse Marinho e pelo jornalista, mestre em Comunicação e Cultura, criador e curador do CineRinha, Gerson Dudus. Não é necessária inscrição para o evento. A participação valerá horas-atividade, com certificado da UFRJ/Macaé, através do Projeto Minerva PICS Arte e Cultura.

No dia 28, às 18h, no auditório da Secretaria de Políticas para as Mulheres, situada na rua Doutor Luiz Bellegard, 139, bairro Imbetiba, vai acontecer o evento ‘Políticas Sociais para o público LGBTI+’. As mediadoras do encontro serão Tayse Marinho e a secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio. Participarão do debate: o doutorando em Políticas Sociais para Pessoas LGBTQIA+, Eddie Paiva; o médico do Ambulatório LGB, Quéfrem Vieira; o médico do Ambulatório LGBT + do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, Miguel Brito e a psicanalista, Fernanda Lobão.

Rebelião de Stonewall – Foi uma série de manifestações de membros da comunidade LGBTI+ contra uma invasão da polícia de Nova York-EUA, nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, em Manhattan. Este evento é considerado aquele que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos seus direitos no país. Os homossexuais estadunidenses das décadas de 1950 e 1960 enfrentavam um sistema jurídico anti-homossexual. Os primeiros grupos de homossexuais do país tentavam provar que os gays poderiam ser assimilados pela sociedade e apoiavam um sistema educacional não confrontacional para homossexuais e heterossexuais.