EM ARRAIAL DO CABO, THIAGO PAMPOLHA ENTREGA LICENÇA AMBIENTAL PARA INÍCIO DE OBRAS DE ‘ENGORDA’ NA LAGUNA DE ARARUAMA

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA CORREDOR ECOLÓGICO EM MACAÉ
julho 20, 2023
GOLPES NO DESENROLA BRASIL: ESPECIALISTA TRAZ DICAS PARA A POPULAÇÃO NÃO CAIR NA ARMADILHA
julho 21, 2023

EM ARRAIAL DO CABO, THIAGO PAMPOLHA ENTREGA LICENÇA AMBIENTAL PARA INÍCIO DE OBRAS DE ‘ENGORDA’ NA LAGUNA DE ARARUAMA

Lixo Fora D'água. Fotos/Divulgação: Fabiano Veneza

Governador em exercício também lançou projeto de educação ambiental em parceria com a Prefeitura de Arraial

O governador em exercício e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, entregou à Prefeitura de Arraial do Cabo, nesta quinta-feira, a licença ambiental para início das obras de ‘engorda’ da Laguna de Araruama e de quatro praias lagunares do município de Arraial, na Região dos Lagos.

– Esta licença ambiental contribui para uma cidade e um estado mais sustentáveis. O serviço de engorda proporcionará uma série de benefícios à população, ao município e aos patrimônios ambientais fluminenses, nossos principais objetivos – afirmou o governador em exercício e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Com previsão de duração de quatro meses, as obras de intervenção na Laguna de Araruama tiveram início ainda nesta quinta-feira, na praia Monte Alto. A ação tem como objetivo recuperar e revitalizar as praias lagunares de Figueiras, Caiara, Novo Arraial e Monte Alto, com o controle da erosão, além de ampliar os espaços de lazer e turismo a partir do material dragado da laguna.

Educação ambiental

Na ocasião, a Secretaria do Ambiente e Inea também lançaram uma iniciativa de educação ambiental em parceria com a Prefeitura de Arraial do Cabo, o projeto Lixo Fora D’água.

Lixo Fora D’água. Fotos/Divulgação: Fabiano Veneza

A ação faz parte do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e visa trabalhar a educação ambiental — por meio da conscientização da população, do engajamento das comunidades costeiras e no incentivo a práticas sustentáveis — além de reunir informações sobre a origem, quantidade e os tipos de resíduos encontrados nas praias.

O estudo vai subsidiar ações e intervenções direcionadas a problemas pontuais, focadas na preservação ambiental. No âmbito da prefeitura, o projeto Mares Limpos realiza esse estudo gravimétrico e será um complemento local do plano federal e da iniciativa estadual.