GOVERNO DO ESTADO ENTREGA CORREDOR ECOLÓGICO EM MACAÉ

RIO DAS OSTRAS: CIDADE RECEBE SOCCER CUP
julho 20, 2023
EM ARRAIAL DO CABO, THIAGO PAMPOLHA ENTREGA LICENÇA AMBIENTAL PARA INÍCIO DE OBRAS DE ‘ENGORDA’ NA LAGUNA DE ARARUAMA
julho 20, 2023

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA CORREDOR ECOLÓGICO EM MACAÉ

Programa reflorestou 16 quilômetros de vegetação nativa da Mata Atlântica em menos de dois anos

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Macaé, entregou, nesta quinta-feira (20), o Corredor Ecológico – Parque Atalaia + ReBio União, um dos principais programas de reflorestamento da região. Em menos de dois anos, o projeto recompôs 16 quilômetros de vegetação nativa da Mata Atlântica às margens do Rio Macaé, no Norte Fluminense.

– O que avançamos até aqui é digno de reconhecimento. Um projeto de restauração parece uma ação singela, mas é muito transformador. A cidade cresceu muito, toda a região exige demais da bacia hidrográfica do Rio Macaé, portanto nós temos que ter mecanismos em favor da natureza – declarou o governador em exercício e secretário do Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha.


Entrega do corredor Ecológico Pacto das Águas – Fotos/Divulgação: Aline Massuca

A iniciativa é uma contrapartida do grupo empreendedor do Terminal Portuário de Macaé (Tepor), que precisou suprimir uma faixa de vegetação do local para instalar oleodutos do projeto. A medida compensatória alcança 32,5 hectares de áreas de matas nativas, situadas entre as Fazendas Três Marias e Barrancas.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, destacou a importância da ação na preservação do Parque Municipal do Atalaia.

– Essa ação é fundamental para unir o ReBio União, reserva biológica do Governo Federal, com o Parque Atalaia, um dos maiores do Estado do Rio de Janeiro. Nós também queremos ampliar essa área e, por isso, o município vai comprar um terreno destinado à preservação do parque – afirmou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.

A recomposição da vegetação, essencial para proteção das nascentes e cursos de corpos hídricos interligados à Bacia do Rio Macaé, cumpre as diretrizes estabelecidas pelo Programa Pacto pelas Águas, do Instituto Estadual do Ambiente. O programa tem como objetivo proteger e recuperar mananciais estratégicos de abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, garantindo a segurança hídrica e a saúde dos ecossistemas da região.