Ministério da Saúde aborda neste ano a importância de empregadores apoiarem a amamentação
A campanha Agosto Dourado, instituída pela Lei Federal nº 13.345, promove um mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno e a cor escolhida representa bem o padrão ouro de qualidade do leite humano. Em Rio das Ostras, ações de incentivo à amamentação acontecerão em várias unidades de saúde, com atividades voltadas para fortalecer a capacidade de criar e sustentar ambientes favoráveis ao aleitamento, que melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz desigualdades.
Já nesta quinta-feira, 3, a Clínica da Família Paulo Henrique Gussen, no Âncora, de 9h às 11h, realiza atividades na sala de espera, com foco em gestantes, nutrizes e familiares. Será abordada a importância da amamentação para o crescimento e desenvolvimento, com orientações sobre pega e posicionamento adequado do mamilo, composição e aspectos nutricionais do leite materno, higienização pós mamadas, possíveis dificuldades, hábitos de succção não nutritiva, entre outros temas de relevância. Às 13h, na Estratégia de Saúde da Família no Âncora, a enfermeira Jessyca Monteiro falará sobre como deve ser feito o armazenamento do leite materno enquanto as mães trabalham.
Na sexta-feira, 4, a partir das 15h, uma roda de conversa com um grupo de gestantes, pais, nutrizes e rede de apoio, acontece na Estratégia de Saúde da Família, em Cidade Praiana. A programação prossegue até o fim do mês.
APOIE A AMAMENTAÇÃO – O Ministério da Saúde, neste ano de 2023, trabalha com o slogan “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, já que cada vez mais as nutrizes estão inseridas no mercado de trabalho. Para mulheres trabalhadoras, o apoio dos empregadores é fundamental para que elas possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, e complementada até os dois anos ou mais, conforme a recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
Aumentar as taxas de amamentação no mundo pode salvar a vida de centenas de milhares de crianças com menos de seis meses de idade. O leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos: entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama. Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio para milhares de mães.