MACAÉ: GOVERNO ESTABELECE METAS DE SUSTENTABILIDADE DA ONU

RIO DAS OSTRAS: SINDICOMÉRCIO CELEBRA 30 ANOS DE AVANÇOS
agosto 15, 2023
NOITE DE FÉ E DEVOÇÃO NA FESTA DA PADROEIRA DE CABO FRIO
agosto 16, 2023

MACAÉ: GOVERNO ESTABELECE METAS DE SUSTENTABILIDADE DA ONU

As propostas foram tratadas durante um encontro na ACIM, nesta terça-feira (15). Foto/Divulgação

O governo municipal assumiu nesta terça-feira (15) metas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) como pacto global para superar desafios sociais como os combates à fome e a degradação ambiental.

A aplicação das ODS faz parte do pacto estabelecido pelo prefeito Welberth Rezende através do trabalho realizado pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (EGIM), em parceria com o núcleo do SebraeRJ de Macaé.

No encontro realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Welberth ressaltou a iniciativa do governo em promover o desenvolvimento econômico da cidade, integrado a ações que promovam sustentabilidade. “As instituições empresariais, como o Sebrae, auxiliam o governo em vários segmentos e contribuem de forma direta nas transformações da cidade. O crescimento de Macaé é fruto desta relação institucional que prioriza o desenvolvimento econômico e social, além da sustentabilidade. Este pacto das ODS é o caminho deste novo progresso, conectado a iniciativas internacionais que já estabelecem boas práticas a serem adotadas por nosso governo”, ressaltou o prefeito.

Este pacto estabelece como diretrizes para todo o governo a aplicação das ODS como boas práticas de gestão, alcançando metas como educação de excelência, infraestrutura para ampliar qualidade de vida e acesso à Saúde pública.

As ODS fazem parte de um dos eixos de projeção da cidade para o futuro, trabalho realizado pelo EGIM, através do projeto Macaé+20.
“O sucesso desta iniciativa depende do engajamento dos nossos secretários, ao capacitar equipes técnicas capazes de desenvolver projetos baseados nas propostas da ODS”, pontuou o coordenador do EGIM, Rômulo Campos.

A participação do Sebrae contribui na formação técnica dos agentes públicos representantes das secretarias municipais, que participam da construção dos eixos de discussão do projeto Macaé+20.  “As ODS já são boas práticas encontradas em ações realizadas pelo governo municipal. Esta é a oportunidade de tornar essas ações ainda maiores, com o alcance direto no cotidiano de toda a população”, apontou o Coordenador Regional do Sebrae, Guilherme Reche.

O encontro contou com a participação de todos os secretários e representantes de setores da administração direta que compõem o governo municipal.