CABO FRIO: REUNIÃO DEFINE OS ÚLTIMOS DETALHES DE ORDENAMENTO E SEGURANÇA DA 18ª PARADA DO ORGULHO LGBTI+

SETEMBRO AMARELO: MAIOR HOSPITAL PEDIÁTRICO DO PAÍS REGISTRA AUMENTO DE TENTATIVAS DE SUICÍDIO ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
setembro 8, 2023
RIO DAS OSTRAS: SEGURANÇA NA INTERNET É TEMA DE RODA DE CONVERSA
setembro 8, 2023

CABO FRIO: REUNIÃO DEFINE OS ÚLTIMOS DETALHES DE ORDENAMENTO E SEGURANÇA DA 18ª PARADA DO ORGULHO LGBTI+

Foto/Divulgação

Evento que acontece nos dias 9 e 10 de setembro, na orla da Praia do Forte, vai contar com reforço do efetivo da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal

Os últimos detalhes para a realização da 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio foram acertados em reunião ocorrida, na tarde desta quarta-feira (6), no auditório da Prefeitura. O evento vai acontecer nos dias 9 e 10 de setembro, das 13h às 22 horas, na orla da Praia do Forte, na área chamada Bolsão da Juju, ao lado dos quiosques de vidro.

Nesta tarde, participaram do encontro representantes das secretarias de Governo, Turismo, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana, Direitos Humanos e Segurança, Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente e Saneamento, Defesa Civil e Fiscalização de Posturas, além das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.

Fotos/Divulgação

Na ocasião, ficaram definidos detalhes como o reforço no patrulhamento e efetivo da Polícia Militar, que vai contar com 30 PMs atuando na orla, com o apoio de sete viaturas, três motos e dois quadriciclos, que vão circular na areia da praia. Já a Guarda Civil Municipal, terá um efetivo de 60 agentes em cada dia de evento, ajudando no patrulhamento e também no ordenamento do trânsito.

Além do reforço na segurança, o evento também vai contar com a atuação dos fiscais de Posturas, na fiscalização dos ambulantes e também no controle das caixas de som, no entorno do evento. A estrutura da Parada contará ainda  com posto médico, duas ambulâncias, além de uma UTI móvel, sendo todas com equipes completas e Brigada de Incêndio.

O secretário municipal de Governo, Ruy França, destaca que para um evento como a Parada LGBTI+ de Cabo Frio, é preciso alinhar todos os detalhes previamente, devido ao grande público que é atraído para a orla.

“A Parada LGBTI+ atrai muita gente para a Praia do Forte e o poder público municipal tem todo carinho e está aqui para apoiar este evento. Por essa razão estamos reunidos previamente, para detalhar todos os pontos e assuntos pertinentes à estrutura pública e também ao ordenamento e segurança. Nosso objetivo é agilizar alguma providência que não tenha sido realizada, sempre pensando em alguma eventualidade que possa ocorrer, para que tenhamos pronta resposta”, afirma o secretário.

ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

O trânsito na orla da Praia do Forte vai passar por alteração durante o fim de semana. No sábado (9) e domingo (10), as Avenidas Litorânea e Macário Pinto Lopes, até a rotatória da Praça dos Quiosques de Vidro, ficarão interditadas para a circulação de veículos. Já no domingo, por conta do trio elétrico, a Av. Macário Pinto Lopes, também será fechada a partir das 13h, nos dois sentidos, a partir da Avenida Nilo Peçanha.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está preparando um decreto, que será publicado no Diário Oficial Eletrônico, nos próximos dias, detalhando todas as alterações no trânsito na orla da Praia do Forte.

A 18ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio é uma realização do Grupo Iguais e Instituto Iguais, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio.

O presidente do Grupo Iguais, Rodolpho Campbell, destaca que todo o evento está sendo organizado com total segurança.

“Contamos com a parceria com as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, na organização e reforço na segurança do evento. No sábado, teremos shows no palco, a atração principal será a cantora Pepita. No domingo, teremos o trio elétrico desfilando pela orla da Praia do Forte, em direção ao palco, onde mais tarde teremos a apresentação da MC Rebecca. Todos os detalhes estão sendo finalizados para que tenhamos uma parada maravilhosa, com segurança e comodidade para o público”, finaliza Rodolpho Campbell.