A Pestalozzi de Rio das Ostras está vivenciando uma série de avanços significativos em sua missão de apoiar pessoas com deficiências intelectuais e suas famílias. Com uma parceria inedita com o poder público, após a aquisição de uma residência que garantirá à instituição 20 anos de aluguel gratuito, agora recebeu uma doação valiosa da Secretaria de Assistência Social: dois microcomputadores e uma TV de 32 polegadas. A cerimônia de assinatura da cessão de uso, com validade inicial de cinco anos e possibilidade de renovação por mais cinco, ocorreu na manhã desta sexta, 1º de setembro, na sede da Secretaria de Assistência Social.
Esses equipamentos foram adquiridos por meio de uma emenda impositiva da Câmara Municipal, com o objetivo de fortalecer as atividades administrativas que beneficiam mais de 60 pessoas com deficiência, crianças com dificuldades de aprendizado e menores encaminhados pelo Ministério Público.
Adriana Borba, representando o prefeito Marcelino Borba, destacou que essa iniciativa reflete o compromisso da atual gestão com o bem-estar das pessoas com deficiências intelectuais e suas famílias na comunidade. “Ao fornecer esses recursos, a Prefeitura não só facilita o acesso a serviços essenciais, mas também promove a inclusão e a igualdade de oportunidades. Esse gesto não só aprimora a qualidade de vida dos beneficiários da Pestalozzi, mas também fortalece os laços de empatia e cooperação na cidade, destacando que uma sociedade verdadeiramente inclusiva é construída com base na colaboração e no cuidado com os mais vulneráveis”, explicou.
A diretora da Pestalozzi, Claudinelia Afonso, enfatizou o impacto positivo desses equipamentos, especialmente na organização das atividades burocráticas da instituição. “Minha gratidão ao prefeito Marcelino, aos vereadores e a todos os envolvidos nas recentes doações e melhorias na Pestalozzi. Este esforço conjunto vai melhorar muito a vida das pessoas atendidas por nossa instituição”, disse.
Eliara Fialho, secretária de Assistência Social, considerou esse momento especial. “Conseguimos fazer a licitação destes equipamentos e cumprir com as emendas impositivas. O material já está indo patrimoniado e poderemos renovar a cessão de uso por mais cinco anos. É um momento especial e é fundamental que o poder público assuma um pouco esta parceria junto às instituições não governamentais que desenvolvem um serviço relevante junto à sociedade e as pessoas com deficiencia”, relatou.
NOVO IMÓVEL – Na última semana, Poderes Executivo e Legislativo uniram forças para concretizar um feito inédito na Cidade. O prefeito Marcelino Borba e representantes da Pestalozzi celebraram a aquisição de uma nova casa, por meio de uma emenda impositiva coletiva, marcando uma parceria histórica com uma organização não-governamental.
“É um projeto unificado da gestão, do Gabinete e da Câmara. Quem ganha é a Cidade. A Pestalozzi é uma instituição que faz um bom trabalho social. Quando você tira o compromisso dele de pagar aluguel, é a sociedade quem ganha”, ressaltou emocionado o prefeito Marcelino Borba.
A casa localizada na localidade de Cidade Praiana é um patrimônio da Prefeitura e foi cedida à Pestalozzi por 20 anos, podendo a cessão ser renovada por igual período.