O Comitê Estadual em Defesa da PEC do Diploma será lançado no dia 22 de setembro (sexta-feira), a partir das 17h, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Janeiro (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, Cinelândia). A iniciativa conta com a participação do Sindicato dos Jornalistas do Rio, do Sindicato dos Jornalistas do Estado do RJ e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
No atual cenário de deterioração da qualidade das notícias e seu impacto no direito à informação e na democracia brasileira, a FENAJ, os Sindicatos de Jornalistas de todo o país e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) retomaram a luta pela volta do diploma em Jornalismo como critério único e impessoal de acesso à profissão.
Também apoiam o movimento a Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (Abej), a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar).
A necessidade de uma formação sólida, que garanta conhecimentos teóricos, competências e habilidades técnicas e comprometimento ético ao profissional é uma consequência lógica da defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista.
Em 2009, nossa categoria sofreu um duro golpe em decisão no Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu às entidades representativas da grande mídia e extinguiu a exigência do diploma para o exercício da profissão.
Mas em 2012, depois de muita luta, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) restabelecendo essa exigência foi aprovada no Senado Federal, por ampla maioria dos votos. A chamada PEC do Diploma, porém, está parada na Câmara dos Deputados desde então.
“Para virar este jogo precisamos mobilizar o Parlamento para que esta matéria seja finalmente aprovada. Apoie a luta pela volta do diploma!”, convocou Mário Souza, Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro