Os profissionais da educação e toda a sociedade civil estão convocados para a Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Educação Extraordinária – CONAE – 2024 em Rio das Ostras. A previsão é que a ação seja promovida na próxima semana na sede da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Em breve serão divulgados as datas, os horários e o link para inscrição no evento. Além do município sede, a etapa reúne membros das cidades de Macaé, Carapebus, Casimiro de Abreu e Quissamã.
A Etapa Intermunicipal será em formato híbrido. O encontro presencial é destinado para as autoridades e membros do Fórum e Comissão Local organizadora, representantes de escolas, de associações e sindicatos. Já formato remoto, através do Canal do Youtube (https://www.youtube.com/@FNEForumNacionaldeEducacao), é para toda a sociedade interessada em participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
O evento terá a abertura com a palestra “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para garantir a Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Após, será feita a aprovação do regimento.
O segundo momento acontecerá presencialmente em Macaé com grupos de estudo e debate dos eixos, apresentação dos trabalhos na plenária final e eleição de delegados que representarão os municípios na Etapa Estadual.
CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS – A Etapa Intermunicipal possui caráter mobilizador e deliberativo para construção de propostas que irão contribuir para a discussão da Etapa Estadual, prevista para acontecer no período de 17 a 19 de novembro na cidade do Rio de Janeiro, e da Etapa Nacional, prevista para acontecer em 26 e 27 de janeiro de 2025.
O objetivo da Conferência Nacional de Educação é discutir e modificar as propostas do Documento Base Referência produzido pelo Fórum Nacional de Educação – FNE e Ministério da Educação – MEC e ainda eleger os delegados que irão representar os municípios na Etapa Estadual.
As etapas representam a oportunidade de mobilizar a sociedade civil com o intuito de oferecer contribuições à construção do novo Plano Nacional de Educação – PNE para o decênio 2024-2034.