A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para a reabertura do Cine Clube de Macaé, no Norte Fluminense, será prorrogada por mais 90 dias. A comissão foi instalada em junho de 2023 e o prazo final de atuação do colegiado aconteceu no fim de novembro. A prorrogação consta no Requerimento 45/23, que foi aprovado no plenário do Parlamento Fluminense nesta quinta-feira (07/12). A CPI será prorrogada até março de 2024.
Fundado em 1964, o Cine Clube Macaé é um marco da arquitetura modernista dos anos 60 e, durante mais de 30 anos, foi uma das principais referências culturais da cidade e ponto de encontro da sociedade macaense. Presidente da comissão, a deputada Zeidan (PT) explicou que, além de uma grande sala de projeção, o espaço funcionava como um centro cultural, com cursos, palestras e apresentações. O Cine Clube foi fechado em 1998 e o último filme exibido foi ‘Titanic’. O objetivo da comissão é produzir diagnóstico, preparar propostas e articular medidas que possibilitem a reabertura do espaço.
“O local ficou praticamente abandonado até julho de 2007, quando a prefeitura de Macaé assinou com a Petrobras o convênio para a revitalização do prédio e a transformação do local em um centro de cultura e de capacitação artística. A Petrobras fez as reformas no local, iniciadas em 2010, com previsão de investimento total pela companhia superior a R$ 18 milhões, mas acabou saindo do convênio com a prefeitura, criando um verdadeiro imbróglio”, explicou Zeidan.
A parlamentar ressaltou que o espaço precisa de manutenção e segurança. “Até os dias atuais, o prédio continua fechado. De acordo com a imprensa e militantes da cultura, o local precisa de atenções especiais uma vez que equipamentos precisam de manutenção, cabos foram roubados e várias outras intempéries aceleram o processo de deterioração do Cine Clube”, lamentou.
Além de Zeidan, o requerimento para prorrogação da comissão especial é assinado pelo deputado Vitor Júnior (PDT), que é vice-presidente do colegiado, pelo relator do grupo, deputado Chico Machado (SDD) e pelos deputados Dani Balbi (PCdoB), Jorge Felippe Neto (Avante), Carla Machado (PT) e Rodrigo Amorim (PTB), que são membros efetivos, bem como de Marina do MST (PT), suplente da comissão.