RIO DAS OSTRAS: AÇÃO SOCIOAMBIENTAL PROMOVE RECUPERAÇÃO DAS MARGENS DE CANAL

CULTURA DE CABO FRIO RECEBE CERTIFICAÇÃO MUSEOLÓGICA ESTADUAL
fevereiro 29, 2024
MACAÉ: PREFEITURA REGULAMENTA LEI QUE CRIA “SELO EMPRESA AMIGA DO CICLISTA”
fevereiro 29, 2024

RIO DAS OSTRAS: AÇÃO SOCIOAMBIENTAL PROMOVE RECUPERAÇÃO DAS MARGENS DE CANAL

Foto/Divulgação

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Programa Limpa Rio Comunidade, em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do Centro de Educação Ambiental (Cedro), realizará uma Ação Socioambiental voltada para a recuperação das margens do canal da Rua Sete Léguas (antiga Rua 36), localizado no Praia Âncora, no próximo sábado, dia 02 de março.

O evento tem como objetivo principal o plantio de mudas de árvores nativas da região, visando prevenir o assoreamento das margens do canal, além de promover a conscientização ambiental entre os moradores.

A localidade Praia Âncora foi a pioneira a receber a atenção do Inea no início do Programa Limpa Rio Comunidade em agosto de 2022. Na ocasião, foram realizadas atividades de limpeza e desobstrução do canal, o que contribuiu para minimizar os impactos das fortes chuvas na região. Além das ações ambientais, a Secretaria de Saúde promoverá o combate à Dengue e oferecerá serviços de atenção especializada em IST/HIV/Hepatites Virais, incluindo testes rápidos para a população.

A Secretaria de Assistência Social também estará presente para fornecer orientações sobre o Cad Único, documentação e informar sobre os serviços disponíveis no Centro de Referência de Assistência Social Norte, que atende à população do Âncora.

ATIVIDADES LÚDICAS – O evento contará com a participação de diversas organizações, incluindo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater). Além disso, haverá atividades lúdicas para as crianças e doação de mudas para os moradores, proporcionando uma experiência completa e educativa para toda a comunidade.

A Ação Socioambiental representa mais um passo importante na busca pela preservação e revitalização dos recursos naturais de Rio das Ostras, como uma demonstração do compromisso conjunto do poder público e da sociedade em promover um ambiente mais saudável e sustentável para as gerações futuras.