A temporada 2024 da World Trail Races começou neste sábado, 9, com público recorde e muitas atrações na WTR Praias Selvagens. Realizada em Grumari, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a etapa marca o início de um ano de celebração pelos 10 anos da Liga WTR, que oferece a melhor experiência de conexão com a natureza do Brasil. A prova tem realização e promoção da 213 Sports, vertical de esportes da V3A, da Speed Eventos Esportivos e da AEESB.
Em seu quarto ano consecutivo no calendário da WTR, Grumari é uma das etapas preferidas pelos atletas, que apreciam a natureza exuberante da Área de Proteção Ambiental e suas trilhas desafiadoras. A WTR Praias Selvagens teve provas de Trail Run com três distâncias: Short 8km, Mid 12km e Long 22km. O evento foi prestigiado por atletas brasileiros e estrangeiros. A largada da etapa foi marcada por uma singela homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na véspera do evento. O primeiro pelotão foi todo formado por mulheres, reforçando a força feminina para a WTR, que além de ter um público expressivo no gênero, também conta com uma gestão feminina, onde todas as lideranças do evento são mulheres.
“Iniciamos o ano com pé direito, não só com recorde de inscritos, mas também com ações especiais e a presença de atletas de outras nacionalidades, que é resultado da consolidação da Liga WTR no cenário do Trail Run e de esportes de montanha. Esse ano, que é muito especial pelos 10 anos, guarda muitas novidades e não vemos a hora de estrearmos em Minas Gerais, com a inédita etapa de Nova Lima no próximo mês”, exalta a Head da Marca, Gabriela Corrêa.
Além dos principais atletas do Trail Run brasileiro, a prova atraiu novos adeptos da modalidade. Para Pedro Caetano, que estreou na World Trail Races, Grumari ficará marcado na memória: “É a primeira vez que eu corro e fui no 8km para ser mais seguro, mas vou voltar! É lindo, incrível, uma energia lá em cima”, comemora.
O casal Fernando Rocha e Gabriela Rosa também competiu pela primeira vez. “Foi muito divertido. Algumas partes difíceis, que eu não esperava, mas foi incrível”, afirmou Gabriela. “A prova foi sensacional, super bem organizada. O visual é incrível aqui e eu pretendo ir em todas as etapas. Quem não foi, eu recomendo”, completa Fernando.
|
Vencedores da WTR Praias Selvagens 2024
Na categoria Short Masculino, o campeão da temporada 2023 Jorge Montenegro conquistou a vitória, começando bem sua busca pelo bicampeonato. A segunda posição ficou com André Lima, vice-campeão da categoria no ano passado, enquanto Leonardo Muniz ficou em terceiro. Entre as mulheres, Eduarda Laureano venceu na categoria Short, superando a atual campeã Sandra Martins. Isis Costa da Silva ficou na terceira posição.
A categoria Mid Masculina consagrou o atleta Rodrigo Mascarenhas, que assumiu a liderança do ranking 2024 após o vice-campeonato da temporada anterior. Mayk Edson Moura da Rocha ficou em segundo, seguido por Leonardo Torres Alves em terceiro. A atual campeã da Mid Feminina, Bianca Ferreira Nunes da Silva conquistou a primeira posição na prova, e iniciou com força o caminho ao bicampeonato. Luise Magalhães Valentim, do Squad WTR e terceira colocada no ranking 2023, ficou em segundo, seguida pela atleta Núbia Oliveira.
“Foi minha primeira vez no Mid 12km, eu costumo fazer o Long. A prova foi maravilhosa, muito boa, com subidas bem técnicas, descidas também. Apesar da chuva, foi irada! Valeu WTR”, comemorou a atleta Núbia Oliveira.
Já na categoria Long Masculina, o atleta noroeguês Lukas Liland conquistou a primeira posição, seguido pelo vice-campeão de 2023, Eduardo de Brito Ramos, na segunda posição e Gleiciomar Pereira dos Santos, na terceira. Entre as mulheres, Silvia Durigon foi a mais rápida da categoria, seguida por Paloma Nascimento de Andrade Galper e de Elida Cordeiro de Oliveira.
“Foi uma prova muito legal. O percurso foi muito difícil, mais do que eu imaginei. Fico muito orgulhoso pela vitória, foi uma experiência incrível”, afirmou o Lukas.
|
A prova contou ainda com o tradicional “Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava”, que premiou o homem e a mulher mais rápidos no trecho selecionado do percurso Short 8km. Eduarda Laureano e Jorge Montenegro foram tambémainda os vencedores, conquistando o troféu exclusivo do Desafio e kits com produtos da Strava e da Mombora.
Confira abaixo todos os resultados WTR Praias Selvagens 2024:
Short Masculino
1. Jorge Montenegro – 0:39:39.86
2. André Lima – 0:40:46.33
3. Leonardo Muniz – 0:45:56.11
4. Ângelo Pablo de Melo Novarini – 0:46:08.60
5. Vitor Marques de Oliveira – 0:46:48.43
Short Feminino
1. Eduarda Laureano – 0:43:47.39
2. Sandra Martins – 0:48:24.86
3. Isis Costa da Silva – 0:49:38.38
4. Iris Ribeiro do Nascimento – 0:53:47.83
5. Jaqueline Fernandes Moro – 0:54:14.10
Mid Masculino
1. Rodrigo Mascarenhas Pereira – 1:12:37.21
2. Mayk Edson Moura da Rocha – 1:17:30.42
3. Leonardo Torres Alves – 1:18:45.68
4. Igor Mussi da Silva Marques – 1:19:40.83
5. Roberto Tadao – 1:21:57.54
Mid Feminino
1. Bianca Ferreira Nunes da Silva – 1:28:12.24
2. Luise Magalhães Valentim – 1:32:56.95
3. Núbia Oliveira – 1:36:02.59
4. Lara Vieira Constâncio Mota – 1:38:18.92
5. Carolina Carius – 1:39:39.86
Long Masculino
1. Lukas Liland – 2:05:35.26
2. Eduardo de Brito Ramos – 2:07:45.49
3. Gleiciomar Pereira dos Santos – 2:24:27.54
4. Joseilton da Silva Santos – 2:26:47.74
5. Bernardo Ramos Scarlatelli – 2:29:21.01
Long Feminino
1. Silvia Durigon – 2:38:55.50
2. Paloma Nascimento de Andrade Galper – 3:00:03.78
3. Elida Cordeiro de Oliveira – 3:05:29.00
4. Rosalia de Camargo Guarischi – 3:05:42.59
5. Cristiane Vianna – 3:08:00.75
Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava
Eduarda Laureana – 10:35
Jorge Montenegro – 10:45
O resultado de todos os atletas pode ser conferido aqui.
Atrações e legado social
Além de oferecer a melhor experiência de conexão com a natureza para os atletas do Trail Run, a World Trail Races oferece atrações para as famílias dos competidores e ao público local, que encontram na Arena WTR diversas atrações.
Localizada no Grumari Beach Garden, a Arena contou com test drive com tênis de alta performance da On, degustação de géis da Mombora, massagem gratuita e recovery by TOFF, venda de produtos TOFF para recuperação muscular, venda de óculos Yopp, roda de samba, food park, loja The North Face, WTR Store e bar WTR. É nela que ocorre também a Kids Race, que desperta nas crianças o interesse pela corrida e os benefícios do contato com a natureza.
|
Neste sábado, a etapa contou ainda com a presença de 50 crianças de projetos sociais do município, que participaram da Kids Race. A participação foi viabilizada com recursos da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte, como qual o Governo do Rio garantiu o transporte para levar os alunos do Instituto Anjinho Feliz, que incentiva a prática esportiva através de artes marciais e futebol, além de oferecer suporte psicológico e apoio escolar às crianças do Complexo do São Carlos, no Estácio, e da comunidade Pedra Lisa, no Morro da Providência, todas atendidas atendidas pelo projeto.
Essa é mais uma ação que reforça o compromisso da WTR com a sustentabilidade, como a não utilização de copos plásticos descartáveis nos postos de hidratação de atletas; gestão dos resíduos para reciclagem; limpeza das trilhas antes, durante e pós-provas; arrecadação de materiais esportivos novos e usados para doações; contribuição a projetos sociais na região das etapas, contratação de mão de obra local, entre outros.
A WTR tem patrocínio da The North Face, On e CamelBack, com apoio da Mombora, Strava, My Safe Sport, TOFF, Yopp, Guaraí e Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Mídia oficial: Revista Trail Running. Foto oficial: Foco Radical. Realização e promoção 213 Sports, vertical de esportes da V3A, Speed Eventos Esportivos e AESSB (Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil).
Sobre a 213 Sports – Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.
Sobre a Speed Eventos Esportivos – A empresa surgiu em 2008, através de seus sócios Rodrigo Isaac e Francisco Serra, ambos profissionais de Educação Física que idealizaram inicialmente uma equipe de corrida com o objetivo do fomento e ensino da prática de corrida para alunos e atletas de alto rendimento. O trabalho evoluiu para o segmento corporativo onde já atenderam clientes como: Petrobras, Shell, Ipiranga, Eletrobrás, Cepel, Furnas, Club Med, Hoya, entre outras. Ao longo desses anos elaboraram e desenharam eventos esportivos personalizados e alguns proprietários. Em corrida de rua organizaram a New Balance 15K Rio, Meia Maratona de Cabo Frio, Corrida do Samba, Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama, Fun and Run, entre outras. No comando da Speed Eventos Esportivos adquiriram grande know-how técnico em diversos esportes, com especialização em corridas de rua, corridas de montanha e mountain bike. Desde 2012 trabalha na organização de eventos de Trail Run e, dois anos depois, lançaram a WTR (World Trail Run), que em 2022 se uniu a Camelbak Mountain Race em sociedade com a 213 Sports, criando assim a melhor experiência em provas de montanha, a Liga WTR (World Trail Races).
Sobre a AEESB – Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais. Dentre elas, a gestão e participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do voleibol brasileiro. Além disso, realizou dois Campeonatos Sul-Americanos de Vôlei (2017 e 2018), competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, em Montes Claros (MG). Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil. Conheça a história.
Calendário World Trail Races 2024
9/3 – WTR Praias Selvagens (Grumari/RJ)
6 e 7/4 – WTR Nova Lima (MG)
22/6 – WTR Arraial do Cabo (RJ)
3 e 4/8 – WTR Miguel Pereira (RJ)
19 e 20/10 – WTR Campos do Jordão (SP)
23 e 24/11- WTR Serra do Mar (Petrópolis/RJ)
Fonte: Marcelo Affini, Mércia Suzuki e Eduardo Filho – Casa do Bom Conteúdo