Thiago Soares Oliveira renovou sua esperança em um futuro melhor ao conseguir seu documento de conclusão do Ensino Médio no estande da Seeduc durante o ‘Registre-se!’
Uma história de superação, com muita força de vontade e desejo de ser melhor. Thiago Soares de Oliveira, 38 anos, atualmente em situação de rua, sempre sonhou em voltar a estudar e conseguir um novo rumo em sua vida. Após vários percalços, com o apoio da equipe da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), ele conseguiu seu certificado e retomou a esperança de um futuro melhor. Esta foi uma das dezenas de histórias de transformações que aconteceram no ‘Registre-se!’, uma iniciativa que tem como objetivo combater o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros e brasileiras, em especial, a população considerada vulnerável.
A história de Thiago é muito parecida com a de vários brasileiros, que não desistem nunca. Abandonado por mãe e esposa, ele passou por várias dificuldades, sem nunca perder a esperança de que as coisas poderiam melhorar. A educação, para ele, é a ponte para um futuro melhor. Na rua, acabou se tornando usuário de drogas em seu momento mais difícil, mas ele, no fundo, acreditava que a fase iria passar e algo melhor iria acontecer.
Thiago sofreu várias violências e foi furtado diversas vezes, perdendo seus pertences, documentos e o histórico escolar, que ele guardava de olho no futuro, com seu sonho de fazer faculdade e conseguir um bom emprego. Estava levando a vida com sua arte, com os desenhos que fazia, baseados principalmente em HQs de super-heróis. Mas ele queria muito mais.
– Passei muita dificuldade, mas nunca deixei de sonhar. Acabei numa situação não muito legal, tenho depressão e ansiedade, mas sei que posso vencer. Minha mãe, que era narcisista, não gostava de mim, e fui abandonado pela minha mulher. Estou em situação de rua. Me roubaram tudo, e não consegui mais trabalho. Sou um artista e, apesar de tudo o que passei, acredito que ainda terei um futuro – disse Thiago.
Durante o evento ‘Registre-se!’, organizado em parceria com a Corregedoria Nacional de Justiça, Thiago tomou coragem e procurou ajuda na tenda do Seeduc + Perto, programa da Secretaria de Estado de Educação. Chegou ao espaço muito nervoso e aflito, contou sua história e sensibilizou a equipe, que o ajudou a recuperar sua documentação e, principalmente, o ajudou a obter seu certificado de conclusão do Ensino Médio. Ele se emocionou bastante ao receber a certificação, o que lhe dá mais perspectivas para sair das ruas.
– Neste evento, encontrei o amparo do pessoal da Seeduc, que resolveu a expedição da segunda via do meu certificado. Agora, posso voltar ao mercado e estudar ainda mais. Vou lutar por uma vida melhor, com mais perspectivas. E quero publicar minhas obras. Estou muito contente – afirmou ele, exibindo seu certificado, com muito orgulho.
Oferta de serviços e benefícios à população
O Seeduc + Perto é um programa da Secretaria de Estado de Educação com o objetivo de aproximar a sociedade da secretaria, atender as demandas da comunidade escolar e evitar a necessidade de deslocamento da população dos bairros mais distantes para a sede da pasta. São oferecidos mais de 50 tipos de serviços à população.
– Histórias como a do Thiago nos motivam a lutar por um ensino de qualidade. A educação transforma e pode mudar vidas. Com o diploma em mãos, ele vai dar o pontapé inicial para um futuro com novos voos. Desejo muita sorte – afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
O ‘Registre-se!’ ocorre anualmente em todo o país e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do registro civil. Com o acesso à documentação e aos serviços oferecidos no programa, as pessoas ganham condições para atender a uma exigência básica que permite pleitear benefícios das políticas sociais que o governo federal e as unidades da federação praticam. Essas pessoas passam também a ter condições de buscar qualificação profissional e de se apresentar para um emprego com contratação formal. Neste ano, a ação social aconteceu nos dias 14, 15 e 16/05, na Praça do Expedicionário, no Centro do Rio, ao lado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
Além dos atendimentos prestados pela Seeduc, foram realizados serviços como emissão e localização de certidões de nascimento, casamento e óbito; registros de nascimento tardios; emissão de carteira de identidade, certificado de reservista e título de eleitor; emissão e regularização de CPF; inscrição no CadÚnico; formalização de pedidos de benefícios previdenciários e sociais, entre outros. Também foram oferecidos banho, corte de cabelo, roupas, alimentação, atenção à saúde e acesso às redes de proteção social.
– Sem palavras para descrever como a educação é fundamental. Temos que fazer nossa parte para tudo melhorar. Aqui, encontramos esperança. Quero agradecer a todos por essa iniciativa – concluiu Eliandro Lopes, conhecido como o Mr. Faculdade, que esteve na tenda da Seeduc-RJ e conseguiu sanar todas as suas dúvidas para obter seu histórico escolar.