MACAÉ: PROCON FISCALIZARÁ VENDA PROIBIDA DE CIGARROS ELETRÔNICOS

RIO DAS OSTRAS CAPACITA ENFERMEIROS EM TRATAMENTO DO TABAGISMO
maio 23, 2024
CULTURA DE CABO FRIO REALIZA PAGAMENTO PARA OS PROPONENTES DO EDITAL TRAJETÓRIAS, DA LEI PAULO GUSTAVO
maio 23, 2024

MACAÉ: PROCON FISCALIZARÁ VENDA PROIBIDA DE CIGARROS ELETRÔNICOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa manteve a proibição dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos. Em função desta decisão publicada na Resolução da Diretoria Colegiada n° 855/2024, está proibida a comercialização, importação, o armazenamento, o transporte e a propaganda dos DEF, além do seu uso em recintos coletivos fechados, público ou privado. A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor atuará na fiscalização do cumprimento da resolução nos estabelecimentos responsáveis pela venda de DEFs, a exemplo de tabacarias.
A Secretária de Proteção e Defesa do Consumidor, a advogada Júlia Holst, orienta que todos os estabelecimentos estejam atentos à nova resolução da Anvisa, que manteve a proibição da fabricação, da importação, da comercialização, da distribuição, do armazenamento, do transporte e da propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). Ela esclarece ainda, que o Procon Macaé estará atuando nos estabelecimentos que comercializam tais produtos de forma indevida e cumprindo com a Norma Técnica da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que estabelece a apreensão dos referidos produtos e aplicação das sanções cabíveis.

Além disso, a propaganda de todos os produtos fumigenos é proibida no país (jornal, revista, cartaz, por meio eletrônico ou por meio digital). Em caso de propaganda irregular, o comércio será notificado a retirar a exibição do anúncio. Vale lembrar que a Anvisa já havia regulamentado em 2009 e a nova resolução manteve a proibição.

Estudos recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que esses dispositivos são nocivos à saúde, geram dependência e não trazem benefícios comprovados para a saúde pública.

Outras informações pelos telefones (22) 2759-0801, (22) 2765-8700 ou pelo e-mail procon@macae.rj.gov.br.

Tipos de DEFs

 

    • Cigarros eletrônicos: aquece um líquido, produzindo um aerossol (vapor) inalado pelo usuário. Nicotina e outras substâncias podem ser utilizadas. A composição e a concentração de nicotina nos líquidos variam de fabricante.

 

    • Cigarros aquecidos: pequeno cigarro ou bastão de tabaco, produzindo um aerossol contendo nicotina e outros produtos químicos. Contêm aproximadamente a mesma quantidade de nicotina que um cigarro comum.

 

    • Vaporizadores de ervas secas: aquece o tabaco picado ou outras ervas, produzindo um aerossol.

 

  • Produtos híbridos: possui dois reservatórios – um armazena ervas picadas e o outro, os líquidos.