Estudantes-atletas venceram as seletivas do JERJ, os Jogos Escolares do Rio de Janeiro e agora se preparam para representar o estado em Recife
Os atletas fluminenses que brilharam nas seletivas dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), organizados pelo Governo do Rio por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, entre os meses de junho e agosto, já estão com os kits prontos para encarar um novo desafio: os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), realizado entre 20 de setembro e 3 de outubro, em Recife (PE). A delegação, chamada de Time RJ, composta por 207 atletas, 39 técnicos e 13 dirigentes, vai representar o Rio de Janeiro em 18 modalidades. A entrega dos uniformes começou a ser feita nesta quinta-feira (12), na sede da Secretaria, no Centro, na capital fluminense.
– As seletivas do JERJ foram fundamentais para revelar os talentos que agora vão representar o estado no cenário nacional. Esses estudantes-atletas classificados são fruto de um intenso trabalho e dedicação, e o JERJ permitiu que pudessem brilhar, mostrando todo o seu potencial e orgulho de levar o nome do Rio de Janeiro ao topo. E o Governo do Estado reafirmando seu compromisso com o desporto escolar, unindo esporte e educação para promover mais acesso ao esporte, melhorar a qualidade de vida dos estudantes e formar cidadãos saudáveis e conscientes – afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Neste ano, o JEB’s, a maior competição escolar do país, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, acontecerá pela primeira vez na região Nordeste, tendo Recife, no estado de Pernambuco, como cidade-sede. O evento reunirá milhares de estudantes-atletas de 11 a 16 anos, das categorias masculina e feminina, oferecendo uma oportunidade única de integração e superação.
Fotos/Divulgação
– O JERJ desempenhou um papel essencial na descoberta e desenvolvimento de novos talentos esportivos em todo o estado. Foi por meio dessas seletivas que conseguimos identificar estudantes-atletas excepcionais, que agora têm a oportunidade de competir nacionalmente no JEBS. É gratificante ver o impacto do programa promovido pelo Governo do Estado e como ele está abrindo portas para o futuro do esporte fluminense – disse o coordenador do JERJ, João Lucas Orsay.
Os atletas do Time RJ, que garantiram suas vagas nas seletivas estaduais, realizadas pelo Governo do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, receberam todo o suporte necessário para competir, incluindo inscrições e passagens aéreas, além de apoio logístico. No kit atleta, a delegação recebeu uma mochila com uniforme de passeio e de competição, compostos por calça, casaco, bermuda, blusas, tênis, meia e garrafa squeeze.
– Eu estou muito feliz. Desde que consegui a minha classificação no JERJ, venho me preparando muito pra ir competir o JEB’s representando o nosso estado. Eu já tava feliz só de ir competir e agora com esse kit com certeza fiquei ainda mais motivada pra ir lá e dar o meu melhor. Tô muito ansiosa pra viajar, conhecer pessoas novas, fazer amizades novas e viver essa experiência pela primeira vez – comemorou Sophia Romão, de 12 anos, que integra a delegação do Time RJ, na equipe do Karatê.
Expansão e oportunidades para o interior
Este ano, a edição de estreia dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ) foi marcada por uma política inovadora que levou as competições para o interior do estado, ampliando o acesso ao esporte para jovens de todo o território fluminense. Ao todo, mais de 5 mil estudantes de 650 escolas públicas e privadas, representando 71 municípios, participaram das 81 competições ao longo de três meses de torneio.