Evento realizado pela Prefeitura destaca a importância de identificar, tratar e curar a doença
Para marcar o “Janeiro Roxo”, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação especial nesta segunda-feira (29), no Posto de Atendimento Médico (PAM) do bairro São Cristóvão. Com o tema “Hanseníase: Identificar, Tratar e Curar”, a campanha teve como objetivo abordar a temática da doença que, mesmo controlada, requer atenção e informação contínuas.
O evento contou com diversas atividades, incluindo palestras e consultas com médicos especialistas, como fisioterapeutas e dermatologistas sanitários. O atendimento foi realizado por livre demanda e ordem de chegada, proporcionando à população a oportunidade de obter informações sobre a hanseníase e buscar orientação médica.
A população que já teve contato com a doença ou apresenta manchas no corpo foi incentivada a aproveitar o dia de integração e disseminação de conhecimento sobre os cuidados com a saúde, procurando o PAM para orientação e exames.
Programa de Combate à Hanseníase em Cabo Frio
Cabo Frio possui o Programa de Combate à Hanseníase, que em 2022 registrou 10 pacientes diagnosticados com a doença e, em 2023, nove pacientes já foram atendidos. O tratamento tem uma duração média de 12 a 18 meses.
A rede municipal oferece atendimento especializado nas unidades de saúde, onde profissionais capacitados identificam e acolhem suspeitas da doença, encaminhando-as para o tratamento adequado.