O Bloco do Benê, uma tradição que completa 15 anos de existência, encerrou o Carnaval nesta terça-feira (13), proporcionando um espetáculo de diversidade de ritmos musicais, como samba, marchinhas, pop e frevo para a orla dos Cavaleiros, em Macaé . O bloco, que reúne 30 profissionais, agitou o palco da praia com muita animação e descontração e trouxe neste ano sua versão em baile. Os bonecos gigantes chamaram atenção ao desfilar pela Avenida Atlântica, envolvendo os foliões com sua imponência, personalidade e interação com o público.
O fundador do bloco, o produtor cultural Aldebaran Bastos, expressou a importância do governo municipal promover a valorização dos talentos locais.
“Agradecemos todo o apoio da prefeitura e do Polo Gastronômico. Os artistas são responsáveis ??por cultivar a nossa cultura, preservar as tradições e dar vida aos nossos festejos carnavalescos, contribuindo para o desenvolvimento do setor cultural do município”, enalteceu Aldebaran.
Aldebaran endossou a campanha do “Não é não” e destacou que o Carnaval 2024 foi marcado pelo baile do Bloco do Benê. “É o Carnaval de rua, o Carnaval carioca, uma festa para a família”, reiterou.
Nesta terça-feira, o cantor Pepinho trouxe todo o seu axé e animação sendo convidado especial do bloco. “A parceria entre os artistas é a realização de um sonho, que é o ponto fundamental para o sucesso total da alegria. Parabéns ao secretário Leandro Mussi e ao prefeito Welberth Rezende por essa visão”, assinalou Pepinho.
Com três vocalistas (Lita Lopes, Rodrigo Victor e Maria Luíza Lélis), o Bloco do Benê atende a todos os públicos de todas as idades. A equipe é composta por atores, músicos, bonequeiros, apoios e alegorias, além de diversos bonecos gigantes como Benê, o Benedito Lacerda, Pelé e Elza Soares. A formação do Benê é composta por músicos que tocam baixo, bateria, caixa, surdo, além de cantores e instrumentistas de sopro, como trompetes, trombones e saxofones.
– O Bloco do Benê no Carnaval de Macaé é uma festa popular que atrai moradores e turistas de diversos locais, que busca aproveitar o período carnavalesco de forma descontraída e celebrando a tradição local. É uma festa que promove a integração entre as pessoas valorizando a cultura local – colaborou com o secretário de Cultura, Leandro Mussi.
Benedito Lacerda: o gênio da flauta na música brasileira
O Bloco do Benê foi criado em homenagem ao renomado músico, flautista e compositor Benedito Lacerda, um dos grandes responsáveis ??por popularizar a flauta como instrumento solista no país.
Ao longo de sua carreira, Benedito Lacerda compôs e gravou centenas de músicas, muitas das quais se tornaram verdadeiros clássicos da música popular brasileira. Sua técnica e sua abordagem ao interpretar a flauta deixaram um legado expressivo para a música brasileira.
Benedito Lacerda continua sendo lembrado como um dos mestres da música brasileira, sendo um embaixador da música brasileira, levando a brasilidade e a riqueza cultural do país para placas de todo o mundo.
Diversas secretarias e forças de segurança participam da estrutura do evento. A segurança é garantida com a presença de agentes da Guarda Municipal e Policiais Militares, além de viaturas espalhadas pelos pontos de folia. A Secretaria de Saúde também montou um esquema especial com ambulâncias e equipe técnica nos pontos de festa, e as unidades de emergência estão funcionando normalmente. A equipe de resgate e remoção 192 está disponível para emergências. A Secretaria de Mobilidade Urbana cuida da segurança viária.
FICHA TÉCNICA – O Bloco do Benê é realizado pela Gaia Arte Entretenimento, e conta com uma equipe de produção composta por Aldebaran Bastos como diretor e produtor geral, Fábio Guma como produtor, Janaína Bastos como produtora, Mardoni de Muros como produtor, Viviane Santos responsável pelas redes sociais, e Waleska Freire na assessoria de imprensa.
A parte musical do bloco é liderada por Carlos Jorge Clemente, diretor musical e trombonista, que conta com Eduardo Zavarize e Samuel Daher como saxofonistas, Lita Lopes, Rodrigo Victor e Maria Luiza Lelis como vocalistas. Adelson Conceição e Luciano Escova são responsáveis ??pela bateria e percussão, Luís Carlos Monteiro no teclado, Gil Savana na guitarra/violão e vocais, Wellington Monteiro no cavaquinho e Marcos Lopes no contrabaixo.