CAPS DE RIO DAS OSTRAS CELEBRA 17 ANOS DE CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL

SUPERINTENDÊNCIA DA JUVENTUDE DE CABO FRIO ESTÁ COM NOVO WHATSAPP
maio 17, 2024
MACAÉ/ALDIR BLANC: CONSELHO DE CULTURA REALIZA ESCUTA PÚBLICA NESTE FIM DE SEMANA
maio 17, 2024

CAPS DE RIO DAS OSTRAS CELEBRA 17 ANOS DE CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL

No sábado, dia 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial – Caps II de Rio das Ostras completa 17 anos. Atualmente, a Unidade atende diariamente cerca de 35 pessoas na convivência, oferecendo oficinas terapêuticas com uma equipe multiprofissional.

O Caps também proporciona atividades para grupos de familiares, Grupo de Gestão Autônoma de Medicação, visitas domiciliares e acompanhamento de atenção à crise.

A equipe é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, nutricionista, enfermeiros, técnico e auxiliar de enfermagem, assistente social, musicoterapeuta, cuidador, administrativo, cozinheiro e serviços gerais.

O Caps fica na Rua Resende, 177, no Jardim Mariléa. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone de contato é o (22) 2771-4130.

CAPS – O Centro de Atenção Psicossocial – Caps é um dos dispositivos da Rede de Saúde Mental do Município e tem um importante papel na desinstitucionalização dos pacientes e no apoio às famílias.

Unidades como o Caps possibilitam que pessoas com transtornos mentais graves e severos sejam cuidadas e tratadas fora dos manicômios, contribuindo para sua reinserção social e para a saúde desses indivíduos.

INVESTIMENTOS EM SAÚDE MENTAL- Em 2023, Rio das Ostras inaugurou duas importantes unidades em Saúde Mental, que possibilitam um atendimento mais digno e humanizado aos pacientes da Saúde Mental.

Em fevereiro, uma nova Residência Terapêutica (RT) foi inaugurada. A Unidade é o lar de pacientes da Saúde Mental que passaram longos períodos em instituições psiquiátricas e perderam seus vínculos familiares e sociais.

Em setembro, o Município passou a contar com o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Rui Ribeiro de Freitas – Capsi, instalado na localidade do Bosque da Praia. Uma importante conquista para a Cidade, a Unidade atende crianças e adolescentes de 3 a 18 anos incompletos, com transtornos mentais ou que façam uso de substâncias como drogas ou bebidas alcoólicas.