Esta sexta-feira (14 de junho) é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para destacar a importância da data haverá sensibilização na Câmara Municipal de Macaé, às 18h. Na ocasião, haverá entrega de material informativo e conscientização sobre a doação de sangue. Até o final do mês, o Serviço Municipal de Hemoterapia seguirá com a campanha “Junho Vermelho”. A finalidade é estimular os não doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar vidas.
Ainda nesta sexta, a equipe do Hemocentro também dará a palavra na sessão legislativa do dia no Palácio Natálio Salvador Antunes. De acordo com o coordenador administrativo do Serviço Municipal de Hemoterapia, Denio Marinho, o momento será de agradecimentos.
“Queremos homenagear os voluntários e mobilizar novos doadores de sangue. No ano passado tivemos o apoio, por meio de emenda impositiva com doação de verba, para a construção do novo prédio do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé. Então, estaremos reunidos com os vereadores para agradecer e renovar esse apoio”, salienta.
Ele lembra que o Hemocentro atualmente necessita de aumento no estoque sanguíneo, sendo a demanda maior os tipos O + e O-.
A data 14 de junho foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem ao nascimento do imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir os tipos sanguíneos. Por isso, o mês foi escolhido para simbolizar a campanha.
Também neste mês de junho se estendem palestras de conscientização em firmas, ONGs e escolas. O cronograma, segundo Denio Marinho, será nas empresas Arke Energia, no dia 19; Transocean, no dia 25; Alternativa, nos dias 25 e 26; Empresa EXTO (2 bases), Imboassica no dia 27 e no Vale Encantado, dia 28. Nesta quinta-feira (13) foi a vez de palestra na Sparrows BSM Engenharia de Manutenção e Treinamentos.
Dia D – Já no dia 29 de junho, será a vez do Dia D de Doação de Sangue. Os voluntários poderão comparecer, das 7h30 às 17h30, na unidade localizada na Rua Doutor Bueno, 40, Centro. O hematologista da unidade, Adelmo Henrique Daumas Gabriel, pontua que “o mês de junho também é voltado para aumento da captação de sangue, tendo em vista a chegada do inverno no Brasil, principalmente do mês de julho e consequente baixa no estoque”.
Vale lembrar, que a doação no Serviço de Hemoterapia acontece de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30 (exceto nos feriados). Para facilitar o atendimento, o voluntário pode agendar a data e hora da doação no portal oficial da Prefeitura de Macaé.
O Serviço de Hemoterapia de Macaé é responsável por abastecer atualmente o Hospital Público Municipal (HPM), Hospital Público Municipal da Serra, Hospital São João Batista, Pronto de Socorro Municipal, os municípios de Carapebus e Conceição de Macabu, e outras cidades em caráter de urgência. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756 ou pelo email hemoterapia@macae.rj.gov.br.
Os requisitos básicos para doação são: