CAMPEÕES NO EXTERIOR – BRASILEIROS CONQUISTADORES: UM PANORAMA DOS CRAQUES QUE BRILHARAM FORA DO BRASIL EM 202

A FORÇA DO INTERIOR NA ADVOCACIA
junho 17, 2024
COMER MACARRÃO COM ARROZ E FEIJÃO O PIZZA DE SUSHI, OS PIORES CRIMES GASTRONÔMICOS DOS BRASILEROS
junho 17, 2024

CAMPEÕES NO EXTERIOR – BRASILEIROS CONQUISTADORES: UM PANORAMA DOS CRAQUES QUE BRILHARAM FORA DO BRASIL EM 202

Os campeõs Marquinhos, Vinícius Junior e Rodrigo. Foto/Divulgação

Vários brasileiros conquistaram títulos nas principais ligas europeias, com destaque para Marquinhos e Lucas Beraldo (PSG), Militão, Vinicius e Rodrygo (Real Madrid)

Brasileiros também brilharam em copas europeias, como Rafael Tolói e Éderson (Atalanta na Liga Europa), Éder Militão, Vinicius e Rodrygo (Real Madrid na Liga dos Campeões) e Erik e Jonas Santos (Al-Ain FC na Liga dos Campeões da Ásia). O sucesso dos brasileiros no exterior em 2024 confirma a tendência de exportação de talentos e a busca de jogadores brasileiros por clubes estrangeiros.

São Paulo, junho de 2024. Footy Accumulators, site especializado em bônus de inscrição e premiações de apostas esportivas, realizou um estudo para conhecer quais jogadores de futebol brasileiros conquistaram troféus no exterior em 2024. O futebol brasileiro é reconhecido mundialmente por sua habilidade, técnica e fome de vitória. Não é surpresa, portanto, que jogadores do país estejam constantemente exportando seu talento para os principais campeonatos do mundo. 2024 não foi diferente, e presenciamos diversos craques levantando taças em solo estrangeiro. Este artigo analisa os jogadores brasileiros que mais se destacaram ao conquistar títulos nas ligas mais relevantes do planeta.

É importante ressaltar que o estudo considerou apenas os campeonatos finalizados em 2024 e levou em conta as principais ligas nacionais e copas domésticas.

EUROPA: DOMÍNIO VERDE E AMARELO

A Europa, como era de se esperar, foi o continente com a maior concentração de brasileiros campeões. Na França, o poderoso PSG, embalado por uma defesa sólida, viu a dupla Marquinhos e Lucas Beraldo erguer tanto a Ligue 1 quanto a Copa da França. Na Espanha, o protagonismo ficou por conta do Real Madrid, onde Éder Militão, Vinicius Junior e Rodrygo celebraram a conquista da La Liga.

A Itália também viu brasileiros levantando canecos. A Juventus, com um quarteto defensivo brasileiro de peso formado por Bremer, Danilo e Alex Sandro, conquistou a Coppa Italia. Já na Serie A, o título ficou com a Inter de Milão, que teve a contribuição de Carlos Augusto.

Portugal foi palco de um duelo brasileiro na final da Taça de Portugal. De um lado, o FC Porto, que contou com um time recheado de talento nacional: Samuel Portugal, Otávio, o veterano Pepe, Wendell, Pepê, Galeno e Evanilson. Do outro, o Sporting Lisboa, que teve a tríplice de jovens promessas formada por Rafel Pontelo, João Muniz e Matheus Reis. Ao final, levou a melhor o Porto. Na liga portuguesa, o Sporting deu o troco e sagrou-se campeão nacional.

Seguindo para a Holanda, o PSV Eindhoven, liderado pelo trio defensivo André Ramalho e Mauro Júnior, conquistou o Campeonato Holandês. Já na Copa da Holanda, o Feyenoord, com o atacante Igor Paixão em boa fase, levou a taça.

A Áustria e a Grécia também tiveram seus times campeões com a presença de brasileiros. Na Áustria, o Red Bull Salzburg, que contou com o experiente volante Fernando, conquistou a Bundesliga. Já na Grécia, o Panathinaikos, que teve o trio Vitor Hugo, Willian Arão e Bernard, faturou a Copa da Grécia. O PAOK Salônica, por sua vez, garantiu o título do Campeonato Grego com a dupla de atacantes Marcos Antônio e Taison.

DESTAQUES PONTUAIS E SURPRESAS

Nem todas as ligas tiveram brasileiros como protagonistas absolutos, mas alguns nomes merecem destaque. Na Alemanha, o jovem volante Arthur foi peça importante na conquista da dupla coroa pelo Bayer Leverkusen (Copa da Alemanha e Bundesliga).  Na Bulgária, o Ludogorets Razgrad dominou o cenário nacional com o quinteto brasileiro formado por Pedro Naressi, Raí Nascimento, Caio Vidal, Rick e Rwan Seco, conquistando tanto a Copa da Bulgária quanto a Primeira Liga Búlgara.

Na Irlanda, o experiente goleiro Marcelo Pitaluga conquistou a Premier Division irlandesa com o St. Patrick’s Athletic.  Na Turquia, o Galatasaray, que teve a dupla ofensiva Tetê e Carlos Vinícius, sagrou-se campeão do Campeonato Turco.

País Equipe Copa Liga Jogadores
Alemanha Bayern Leverkusen Campeão Arthur
Áustria Red Bull Salzburgo Campeão Fernando
Bulgária Ludogorets Razgrad Campeão Campeão Pedro Naressi, Raí Nascimento, Caio Vidal, Rick, Rwan Seco
Espanha Real Madrid Campeão Éder Militão, Vinicius Junior, Rodrygo
França PSG Campeão Campeão Marquinhos, Lucas Beraldo
Grécia Panathinaikos Campeão Vitor Hugo, Willian Arão, Bernard, Dimitrios Limnios
Itália Juventus Campeão Bremer, Danilo, Alex Sandro
Itália Inter de Milan Campeão Carlos Augusto
Países Baixos Feyenoord Campeão Igor Paixão
Países Baixos PSV Eindhoven Campeão André Ramalho, Mauro Júnior
Portugal FC Porto Campeão Samuel Portugal, Otávio, Pepe, Wendell, Pepê, Galeno, Evanilson
Portugal Sporting Lisboa Campeão Rafel Pontelo, João Muniz, Matheus Reis
Turquia Galatasaray Campeão Tetê, Carlos Vinícius

BRASILEIROS BRILHAM TAMBÉM NAS COPAS INTERNACIONAIS EUROPEIAS

Competição Equipe Campeão Jogadores Brasileños
Europa League Atalanta Campeão Rafael Tolói, Éderson
Champions League da Ásia Al-Ain FC Campeão Erik, Jonas Santos
Champions League Real Madrid Campeão Éder Militão, Vinicius Junior, Rodrygo

O sucesso dos brasileiros não se limitou às ligas nacionais. Na Europa League, a Atalanta, campeã da competição, contou com a dupla Rafael Tolói e Éderson em sua defesa sólida. Já na Champions League, o Real Madrid, que derrotou na final contra o Borussia Dortmund no último sábado, possui em seu elenco os brasileiros Éder Militão, Vinicius Junior e Rodrygo.

A final da Copa dos Campeões da CONCACAF ficou nas mãos do Pachuca, que venceu o Columbus Crew na final. Porém, nenhuma das equipes finalistas contava com jogadores brasileiros. No Campeonato Africano de Clubes, o Al Ahly conquistou o título, mas não possui jogadores brasileiros em seu elenco. Por fim, na Champions League da Ásia, o Al-Ain FC, campeão da competição, teve a participação dos brasileiros Erik e Jonas Santos., e nenhuma das equipes finalistas contava com jogadores brasileiros. No Campeonato Africano de Clubes, o Al Ahly conquistou o título, mas não possui jogadores brasileiros em seu elenco. Por fim, na Champions League da Ásia, o Al-Ain FC, campeão da competição, teve a participação dos brasileiros Erik e Jonas Santos.

A presença de brasileiros em finais e conquistas de copas internacionais europeias demonstra a força e o reconhecimento do futebol brasileiro no cenário mundial. A cada ano, mais jogadores do país se destacam e contribuem para o sucesso de seus times em competições de alto nível.

Metodologia: Pesquisa realizada entre 23 de maio e 2 de junho de 2024. 

 

Fonte: Claudio Bravo