A Prefeitura de Macaé inicia, na próxima semana, a campanha 2024 de vacinação antirrábica. Este ano, além da aplicação do imunizante pela Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), os tutores também poderão contar com o trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Proteção Animal, para o serviço de microchipagem.
A programação tem início na região serrana, na quarta-feira (3), com atendimento volante em Serra da Cruz, a partir das 9h. Já na quinta-feira (4), as equipes realizam atendimento na praça principal do Aeroporto e, na sexta (5), em frente à UPA no Lagomar, sempre das 9h às 16h.
Podem ser imunizados contra a raiva, cães e gatos a partir de quatro meses de idade. A vacina não é indicada para animais doentes, muito debilitados e fêmeas prenhas ou amamentando. O coordenador do Cevas, Luan Campos, explica que as campanhas de vacinação são fundamentais para o controle da doença, sendo responsáveis pela redução drástica dos índices de casos e óbitos desde a década de 80.
“Por isso é importante que todos que possuam cães e gatos, os vacinem anualmente, protegendo, assim, não só os seus animais de estimação, mas também evitando os casos nos seres humanos. Ano passado alcançamos um número muito relevante, nosso desejo era iniciar a vacinação antirrábica animal mais cedo este ano para batermos a meta atual, mas, fomos impactados por conta da epidemia de dengue, onde precisamos postergar um pouco o início da campanha”, explicou.
Ainda assim, a expectativa para a campanha, de acordo com Luan, é alta e a previsão é de que a adesão supere 20 mil animais vacinados.
“Teremos também o drive-thru que foi uma novidade no final do ano passado. Atuaremos de norte a sul do município”, ressaltou Luan.
Microchipagem – Novidade lançada este ano pela Prefeitura, a microchipagem busca contribuir para o mapeamento abrangente da população animal. O atendimento para o serviço estará disponível durante a campanha de vacinação antirrábica, sendo realizada pela Secretaria Municipal de Proteção Animal. A implantação é subcutânea e a recomendação é que os tutores realizem previamente cadastro no site: animalltag.net para agilizar o atendimento.
“Com o cadastro já realizado, encurtamos o atendimento de 10 para cerca de dois minutos. É importante que o tutor faça o procedimento como proprietário e não é necessário cadastrar o animal”, informa a secretária de Proteção e Defesa do Animal de Macaé, Cristiane Fagundes.