Grupo acompanhou os bastidores dos principais encontros realizados nesta semana no Rio. Estudante de Ciep na Baixada entrevistou ministro
O combate à fome e à pobreza foi tema da Reunião da Força-Tarefa, um dos encontros paralelos do G20, que aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a presença de alunos da rede estadual de ensino que integram o Programa Jovem Repórter. Nesta quarta-feira (24/07), o grupo de estudantes fez a cobertura jornalística do pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Galpão da Cidadania, no Centro do Rio.
A aluna Letícia Fonseca, do Ciep 097 Carlos Chagas – Intercultural Brasil-China, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, entrevistou o ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Além de serem credenciados como jornalistas, os jovens repórteres tiveram a oportunidade de aprender mais sobre técnicas jornalísticas e acompanharam os bastidores da pauta, que tinha o objetivo de colocar o tema no centro da agenda internacional.
Fotos/Divulgação: Ellan Lustosa – Seeduc-RJ
Nestas segunda e terça-feira (22 e 23/07), os alunos também cobriram a 4ª Reunião de Membros de Finanças e Bancos Centrais, realizada no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da Cidade. Na ocasião, o estudante Allan Ferreira, do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu, também na Baixada, teve a chance de perguntar durante a coletiva de imprensa que reuniu jornalistas de todo o mundo.
— A minha pergunta foi sobre qual é a importância desses encontros para o evento oficial, que acontece em novembro no Rio de Janeiro. Com a resposta, tudo ficou mais claro em relação ao que vai acontecer, de fato, no G20 — disse o jovem, que não conseguia esconder a emoção por ter participado do briefing, que apresentou os principais resultados da reunião de vice-ministros e vice-presidentes de Bancos Centrais dos países da cúpula mundial.
Fotos/Divulgação: Ellan Lustosa – Seeduc-RJ
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destacou que a presença dos alunos é de suma importância, uma vez que os jovens são o futuro do país.
— A participação deles amplia o conhecimento técnico e os prepara para desenvolver os seus projetos de vida. É o máximo ver nossos estudantes assumindo esse papel de liderança e protagonismo nesses eventos que estão discutindo o futuro do mundo – afirmou a secretária.
A proposta do Programa Jovem Repórter G20 é qualificar 100 estudantes das escolas e interculturais da rede estadual para atuação em eventos do Governo do Estado e do próprio G20. Durante a reunião de cúpula mundial, em novembro, eles produzirão conteúdo para diversas mídias, acompanhando vários encontros paralelos. A ideia é que, com uma linguagem mais jovem e dinâmica, possam popularizar o debate sobre temas como meio ambiente, saúde, energia, segurança alimentar e educação.