EXÉRCITO BRASILEIRO TEM UM DOS MELHORES CENTROS DE ENSINO E PROFICIÊNCIA DE IDIOMAS DO MUNDO EM PARCERIA COM A CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS NO BRASIL

MAIS DE 2,4 MILHÕES DE ELEITORES PODERÃO TER BIOMETRIA VALIDADA NO DIA DA VOTAÇÃO
agosto 13, 2024
CLÁUDIO CASTRO DEFENDE RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA DO RJ COM A UNIÃO NO SENADO
agosto 14, 2024

EXÉRCITO BRASILEIRO TEM UM DOS MELHORES CENTROS DE ENSINO E PROFICIÊNCIA DE IDIOMAS DO MUNDO EM PARCERIA COM A CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS NO BRASIL

Coronel Rodrigo Macedo – Comandante do CIDEX (Centro de Idiomas do Exército Brasileiro). Foto/Divulgação

O exército brasileiro possui um dos melhores e mais bem estruturados centros de ensino e proficiência em línguas internacionais de todo o mundo, chamado CIDEX (Centro de Idiomas do Exército). Uma unidade militar cujo objetivo é conduzir todo o sistema de ensino e certificação da proeficiência em línguas do seu corpo de praças de carreira e oficiais. 
O CIDEX com essa sua atual estrutura nasceu em 2015, mas é o resultado de um processo de valorização da língua estrangeira no exercito brasileiro que vem se desenvolvendo desde 1961. Quem conta é o coronel Rodrigo do Valle Macêdo comandante desse centro linguístico. “Estamos situados no Rio de Janeiro e contamos hoje com 06 idiomas em nosso quadro de trabalho: inglês, espanhol, francês, alemão, russo e italiano, além do português para estrangeiros”, diz o oficial.
Para o comandante Rodrigo Macêdo, o ensino e a certificação da proeficiência em idiomas internacionais é um ponto crucial para a presença do exército brasileiro no contexto mundial. “O ensino de línguas que realizamos no CIDEX é o responsável direto pela preparação dos militares brasileiros para nossas missões no exterior”, comenta.
No ensino e avaliação da língua inglesa Rodrigo Macêdo fala da parceria que o CIDEX fechou com a marca Cambridge University Press no Brasil, diretamente ligada  à Cambridge inglesa a mais antiga editora de ensino da língua inglesa no mundo. “O exame de proeficiência da língua inglesa aplicado pela Cambridge é um dos melhores, senão o melhor e um dos mais reconhecidos em todo o mundo. Eles atestam nossos níveis de inglês aplicados para todos os objetivos educacionais que temos para o exército brasileiro em suas funções. É fundamental para o CIDEX contar com essa marca de excelência educacional em nosso processo de formação humana”, comenta o líder. 

Coronel Rodrigo Macedo – Comandante do CIDEX ( Centro de Idiomas do Exército Brasileiro). Foto/Divulgação

De acordo com as informações do oficial o exército brasileiro está entre os mais avançados do mundo em subsistemas de ensino em idiomas, um dos poucos exércitos do mundo com um centro de ensino e proeficiência em línguas. “Estamos tão nivelados em excelência como poucos outros países, como Estados Unidos, México, Argentina, Colombia, Chile e Uruguai na América e França, Espanha e Reino Unido na Europa”, avalia o coronel Macêdo.
Outro ponto fundamental desta parceria com a marca Cambridge, já que a língua inglesa é a mais aplicada em proeficiência no mundo, é a importância que os estudos aplicados pelo CIEX para a evolução de patentes. O coronel Rodrigo Macêdo ressalta que “o processo de certificação da proficiência linguística, gerenciado pelo CIDEX é um dos quesitos avaliados na valorização do mérito no processo de promoções dos oficiais e praças de carreira do Exército Brasileiro”

Fonte: Frank Rogério  – Fran Press Comunicação Corporativa