A iniciativa busca inserir o tema no debate eleitoral e nos programas de governo das candidaturas a vereadores e prefeitos
A campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições” está ganhando força em Macaé, no Rio de Janeiro, com o objetivo de inserir a mobilidade sustentável no debate eleitoral e nos programas de governo das candidaturas a vereadores e prefeitos. Esta iniciativa é um passo crucial para garantir que as futuras administrações priorizem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade em suas agendas.
O Instituto Aromeiazero, conhecido por suas ações para reduzir desigualdades sociais através da promoção do uso da bicicleta, apoia a campanha em Macaé, onde atuou por três anos com o projeto Pedala Macaé. E a ONG não está sozinha nessa, ela tem o apoio da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, + Ciclovias e Giro Livre. O foco da é influenciar as candidaturas aos cargos de vereadores e prefeitos para que integrem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade em seus programas de governo e propostas de mandato. Além de organizações locais, outras instituições estão articulando a campanha nacionalmente, como a União de Ciclistas do Brasil.
O principal instrumento é a elaboração e entrega de propostas na forma de uma Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável. As candidaturas são convidadas a assinar formalmente este compromisso, garantindo que, se eleitas, implementarão as propostas como políticas públicas e matérias legislativas. Elas também podem gravar vídeos e fazer postagens nas redes sociais, assumindo o compromisso publicamente.
Dentro os dez compromissos listados, estão alguns como: Cumprir as determinações do Plano Nacional de Mobilidade Urbana; executar o Plano Cicloviário de Macaé; criar o “Conselho Municipal de Transportes e Mobilidade”; realizar campanhas de educação no trânsito; e estimular o cicloturismo. Além dessas e outras demandas urgentes para a sociedade, destaca-se a entrega da Rota 2 – ciclovia prometida há anos e que ainda não saiu do papel, apesar de ser um trecho de intenso tráfego de ciclistas que compartilham a via com veículos em alta velocidade.
Desde 2008, campanhas semelhantes têm sido realizadas por organizações da sociedade civil em várias cidades brasileiras. No entanto, foi a partir de 2014 que a campanha começou a ser coordenada de maneira unificada em nível nacional, promovendo uma integração mais eficaz das pautas de mobilidade e ampliando as parcerias para alcançar melhores resultados.
Para assinar a carta-compromisso a vereador(a) ou prefeito(a), acesse nosso site: https://aromeiazero.org.
Sobre o Aromeiazero
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.
Redes sociais do Aromeiazero
Instagram: https://www.
Facebook: https://www.
LinkedIn: https://www.
Youtube: https://www.youtube.