DADOS COLOCAM A REGIÃO NORTE FLUMINENSE ACIMA DA MÉDIA DE DESPERDÍCIO DE ÁGUA NACIONAL

OPERAÇÃO DA ENEL REMOVE FURTO DE ENERGIA EM OITO RESIDÊNCIAS DE RIO DAS OSTRAS
setembro 20, 2024
AGORA É LEI: PESSOAS COM 50 ANOS DE IDADE TERÃO DIREITO A CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA TERCEIRA IDADE
setembro 21, 2024

DADOS COLOCAM A REGIÃO NORTE FLUMINENSE ACIMA DA MÉDIA DE DESPERDÍCIO DE ÁGUA NACIONAL

Ilustração/Divulgação/Freepik

Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros se tornou um dos desafios mais frequentes enfrentados pelos gestores do país. Enquanto a crise hídrica continua a assombrar o Brasil, a região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro enfrenta desafios particulares, revelados pelo recente Ranking de Saneamento 2023, divulgado pelo Instituto Trata Brasil. A região apresenta uma taxa de perda de água alarmante, atingindo 41,21%, superando a média nacional de 40,25%, embora esteja abaixo do índice estadual de 36,51%.

 

 

O desperdício de água na região tem impactos significativos, não apenas na economia, mas também no meio ambiente. Anualmente, bilhões de reais são gastos para tratar a água que simplesmente se perde. Esse cenário não apenas sobrecarrega os recursos financeiros, mas também contribui para a poluição dos rios e lagos.

Em específico, Campos dos Goytacazes, uma cidade emblemática na região, enfrenta uma taxa ainda mais elevada de perda de água, atingindo 42,73%. Isso implica que quase metade da água tratada produzida na cidade é perdida, um desafio que precisa de atenção urgente.

A T&D Sustentável, empresa nascida em Campos dos Goytacazes, emerge como um caso exemplar no combate ao desperdício hídrico. Seus projetos e iniciativas têm contribuído significativamente para a redução do desperdício de água em empresas locais, como Hortifruti, Unimed, Escola Alegria de Viver, e em condomínios como Quartier e Magnific. A empresa já economizou mais de 700 milhões de litros de água no Brasil, destacando que a sustentabilidade não é apenas uma ideia, mas uma prática tangível.

Para enfrentar a crise hídrica na região Norte Fluminense, é imperativo investir na manutenção da rede de distribuição, combater as ligações clandestinas e, igualmente importante, educar a população sobre a necessidade urgente de um uso racional da água. “A economia de água e dinheiro não é mais uma opção, mas sim um critério vital para a sobrevivência. Nós da T&D encontramos uma maneira de combinar economia financeira e sustentabilidade, o que possibilitou números tão expressivos’’, destaca Felipe Mendes, sócio da T&D.

Com um olhar atento ao meio ambiente e à comunidade, a T&D Sustentável demonstra que a sustentabilidade é mais que um conceito, é um compromisso tangível com um futuro mais próspero e consciente para o Brasil e o mundo.

 

Fonte: Thiago Baez