TRE-RJ INDEFERE REGISTRO DE CANDIDATURA DE RODRIGO AMORIM À PREFEITURA DO RIO

MÊS DAS CRIANÇAS: GOLDEN TULIP MACAÉ OFERECE PROGRAMAÇÃO INFANTIL EM TODOS OS SÁBADOS DE OUTUBRO
outubro 3, 2024
SUCESSO NO ANO PASSADO, WSL ATUALIZA TROFÉU DO CORONA SAQUAREMA PRO 2024
outubro 4, 2024

TRE-RJ INDEFERE REGISTRO DE CANDIDATURA DE RODRIGO AMORIM À PREFEITURA DO RIO

Foto/Reprodução

Corte entendeu que o político encontra-se inelegível devido à condenação por violência política de gênero; decisão reforma a sentença de primeira instância

Na sessão plenária desta quinta-feira (3), o Colegiado do TRE-RJ reformou decisão do Juízo da 125ª Zona Eleitoral e indeferiu o registro de candidatura de Rodrigo Amorim (União Brasil), para a Prefeitura do Rio. Ao julgar procedente o recurso ajuizado pela Coligação “O Rio merece mais”, a Corte entendeu, por unanimidade, que o político encontra-se inelegível, devido à condenação por violência política de gênero nos autos da ação penal julgada em maio deste ano pela Corte Eleitoral fluminense.

 

De acordo com o relator do processo, desembargador Rafael Estrela, são inelegíveis os condenados, em decisão proferida por órgão colegiado, por crimes eleitorais para os quais a lei comine pena privativa de liberdade, conforme previsto pelo  art. 1º, I, “e”, 4, da Lei Complementar 64/1990, alterada pela Lei da Ficha Limpa.  

 

O magistrado destacou que a liminar obtida por Amorim em 21 de agosto, nos autos da ação penal em que foi condenado, não impede a aplicação da inelegibilidade. A liminar (tutela provisória de urgência) suspendia os efeitos do acórdão condenatório até o julgamento dos embargos de declaração.

 

Fonte: Seção de Jornalismo do TRE-RJ