OPERAÇÃO TORNIQUETE: POLÍCIA CIVIL PRENDE 89 CRIMINOSOS EM 24 DIAS DE AÇÕES

SAIBA COMO PESQUISAR O LOCAL DE VOTAÇÃO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
outubro 5, 2024
“3 OBÁS DE XANGÔ”, DE SÉRGIO MACHADO, É SELECIONADO PARA A MOSTRA COMPETITIVA DO FESTIVAL DO RIO NA PREMIÈRE BRASIL
outubro 5, 2024

OPERAÇÃO TORNIQUETE: POLÍCIA CIVIL PRENDE 89 CRIMINOSOS EM 24 DIAS DE AÇÕES

Polícia Civil Rio de janeiro. Foto/Divulgação/Reprodução

As ações de combate aos roubos e furtos de veículos e cargas no estado do Rio de Janeiro vêm apresentando resultados robustos. Em 24 dias da segunda fase da “Operação Torniquete”, policiais civis de diferentes delegacias já prenderam 89 criminosos e apreenderam seis adolescentes infratores.

Nesta semana, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), em ação conjunta com policiais militares, conseguiram impedir um roubo de uma carga de eletrônicos, em Itaguaí, na Baixada Fluminense. Seis criminosos foram presos em flagrante. Com ele, foram apreendidas três motocicletas e duas pistolas.

Em Nova Iguaçu, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), com o apoio de equipes de outras unidades, capturaram dois homens acusados de praticar diversos roubos de veículos na Baixada. No momento da prisão, eles estavam a bordo de um motocicleta, armados com uma pistola, procurando novas vítimas.

Policiais civis da 5ª DP (Mém de Sá) e da DRFA localizaram um galpão de desmanches, durante trabalho conjunto com policiais militares, na Gamboa, no Centro da capital. No local, os policiais recuperaram cinco veículos roubados e outros dois com identificação adulterada, além de diversos carros desmontados. Duas pessoas foram detidas.
Durante a primeira fase da operação, entre novembro de 2022 e setembro de 2023, houve queda nos índices criminais. Em julho de 2023, por exemplo, os roubos de cargas e de veículos na Região Metropolitana registraram os menores números de casos desde janeiro de 2019.A Operação Torniquete é coordenada pela Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) da Polícia Civil, por meio da DRFA e DRFC. Também participam das ações outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e delegacias distritais, além da Polícia Militar.