Atividades do “Outubro Verde” incluem orientação à população e testagem rápida da doença
Rio das Ostras iniciou o mês com uma importante campanha, o Outubro Verde. Desde o dia 1º, a Secretaria de Saúde tem realizado atividades com objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da sífilis e sífilis congênita (transmitida da mãe para o feto).
A Secretaria de Saúde realiza, nesta terça-feira, dia 8, uma roda de conversa e testagem com os idosos na quadra poliesportiva, em Cidade Praiana, a partir das 8h.
No dia 16 de outubro, das 9h às 16h, na Praça José Pereira Câmara, equipes de saúde estarão realizando uma ampla testagem e oferecendo orientações à população.
TESTAGEM NO SÁBADO – A população também vai ter a oportunidade de realizar testes da doença e ter orientações sobre a infecção. No sábado, dia 19, as equipes estarão de prontidão das 9h às 13h, na Rua Araruama, 86, na Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria – Coga, no Centro.
DOENÇA – A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
PREVENÇÃO – O uso de preservativos em todas as relações sexuais, o acompanhamento durante a gestação e a testagem regular são formas de prevenir a doença.
TRATAMENTO – A detecção e o tratamento precoce são fundamentais para evitar a propagação da doença. O tratamento é feito com uso de medicamento disponibilizado na rede pública de saúde.