Até o dia 15 de outubro, a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) / Consórcio Cederj realizará seleção de bolsistas de nível superior para formação de cadastro de reserva de tutores a distância (Bolsa TD).
As informações deste processo seletivo estarão disponíveis no site da Fundação Cecierj, (https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/trabalhe-conosco/tutoria/), por meio do edital Edital/DIRTUT nº 004/2024
O cadastro de reserva formado por este processo de seleção será válido para convocação por doze meses, a partir da publicação do aviso de divulgação do resultado final, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
Os resultados do processo seletivo serão divulgados na íntegra no site da Fundação Cecierj (https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/trabalhe-conosco/tutoria/).
INSCRIÇÃO – As inscrições estarão abertas até as 17h de 15 de outubro de 2024. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
O candidato deverá ter concluído curso de nível superior, em instituição reconhecida pelo MEC, em área de conhecimento, de acordo com o definido no Anexo I do edital Edital/DIRTUT nº 004/2024, até a data da inscrição no processo seletivo, dado que a graduação completa é requisito mínimo para atuação na tutoria dos cursos de graduação do Consórcio Cederj e se constitui em critério de pontuação na avaliação curricular.
É vedada a atuação concomitante em atividade de tutoria presencial e a distância. Caso o candidato caso seja convocado para outra modalidade, deverá optar por uma delas no momento da convocação. Se optar pela nova convocação, deverá, também, comunicar a decisão à sua Coordenação de Tutoria anterior.
Caso o candidato já pertença ao quadro da tutoria do Consórcio Cederj, em qualquer um dos cursos ofertados pelas IESs consorciadas, caso seja convocado para outra modalidade, deverá optar por uma delas no momento da convocação. Se optar pela nova convocação, deverá, também, comunicar a decisão à sua Coordenação de Tutoria anterior.
A inscrição se dará por intermédio do sistema eletrônico disponível no site da Fundação Cecierj.
DOCUMENTOS – A inscrição deverá ser realizada exclusivamente utilizando o usuário criado pelo candidato no sistema de inscrição, com seus próprios dados. O candidato poderá atualizar seus dados e o arquivo contendo a documentação até o momento de envio do formulário de inscrição.
Uma vez finalizado e enviado o formulário de inscrição, o sistema emitirá um número de inscrição. O candidato deverá guardar esse número, que será utilizado para acompanhar a divulgação dos resultados.
Esse número poderá ser consultado, também, no sistema de inscrições, durante todo o período do processo seletivo, no campo “Minhas inscrições”.
O candidato deverá encaminhar, exclusivamente pelo link de inscrição, um único arquivo digital com todos os documentos comprobatórios relacionados no quadro abaixo, seguindo a ordem nele informada, digitalizados um por folha (formato A4), na orientação da leitura.
Os documentos necessários para se inscrever são: currículo, documento oficial de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, declaração de não ter tido contrato rescindido por justa causa em nenhuma instituição pública, termo de ciência – tutoria presencial, declaração de autenticidade de documentos, comprovação de titulação acadêmica – nível Graduação, comprovação de titulação acadêmica – nível pós-graduação, comprovação de experiência profissional em área relacionada ao perfil da oferta, comprovação de monitoria, estágio profissional não obrigatório, estágio em docência realizado em disciplina de curso de nível superior, iniciação à docência (PIBID) ou iniciação científica, todos em área relacionada ao perfil da oferta, e comprovação de orientação ou coorientação de trabalho final de graduação, pós-graduação lato ou stricto sensu concluídos, nos últimos cinco anos, em estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC, em área relacionada ao perfil da oferta (ver Anexo I).
Também é preciso que o candidato envie comprovação de orientação ou coorientação de trabalho final de graduação, pós-graduação lato ou stricto sensu concluídos, nos últimos cinco anos, em estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC, em área relacionada ao perfil da oferta (ANEXO I); de experiência mínima de um ano em magistério do ensino básico, técnico e/ou superior, em estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC, em área relacionada ao perfil da oferta; de experiência em tutoria EaD em curso de nível superior reconhecido pela CAPES, em área relacionada ao perfil da oferta (ANEXO I); de realização de curso sobre EaD; comprovação de curso de atualização, em área relacionada ao apresentado perfil da oferta (ANEXO I), em estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC ou ofertados por órgãos de classe.
O candidato deve, ainda, mandar a comprovação de autoria de trabalho publicado em periódicos, produção e organização de livros e capítulos de livros, nos últimos dez anos, em área relacionada ao perfil da oferta (ANEXO I); de participação em congresso/ simpósio, nos últimos dez anos, em área relacionada ao perfil da oferta (ANEXO I); e comprovação de participação como membro da banca, exceto como orientador ou coorientador, de trabalho final de graduação, pós-graduação lato ou stricto sensu, nos últimos cinco anos, em estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC, em área relacionada ao perfil da oferta.