VOCACIONADA AO EMPREENDEDORISMO E À INOVAÇÃO, ESCOLA ESTADUAL DE ARARUAMA COLHE FRUTOS COM PROJETOS ESPECIAIS

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Fotos/Divulgação/Seduc

Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva aposta em diversas atividades para ajudar no desenvolvimento dos estudantes
Desenvolver trabalhos que vão muito além do que é ensinado em sala de aula. Esse é um dos principais lemas do Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva, de Araruama, na Região dos Lagos. Vocacionada ao empreendedorismo e à inovação, a escola se destaca na rede, desenvolvendo uma série de projetos e transbordando criatividade.

Fotos/Divulgação/Seduc

– Nossa escola tem como propósito a construção de cenários sustentáveis conectados a estratégias inclusivas – ressaltou o coordenador pedagógico do Ciep 148, Felício Júlio de Azevedo Hungria.
A unidade busca desenvolver ações que visam ampliar os horizontes voltadas à inovação e à sustentabilidade. Entre as quais, destacam-se as múltiplas linguagens musicais e sensoriais, as habilidades socioemocionais e a resolução de problemas.
– Tivemos muitas conversas sobre como abrir nossas mentes e partir para novos olhares, mostrando aos alunos que nossas perspectivas de trabalho são mais abrangentes do que apenas trabalhar dentro dos modelos normais. Mostramos que podemos utilizar nossas habilidades e competências e melhorar as mesmas para que sejam um ponto de um novo olhar sobre as carreiras profissionais deles, levando sempre em consideração a continuidade dos estudos dentro da linha de trabalho – pontuou a professora Thaiana Menezes, que atua na disciplina de Oficinas Integradas
Na escola, todos estão envolvidos nestas atividades, desde projetos empresariais a algo mais lúdico, como o coral, um dos orgulhos da comunidade acadêmica.
– Desenvolver atividades diferenciadas com os alunos não é fácil, porque eles vêm de uma realidade que o importante são só as matérias tradicionais, que valem pontos na média, mas, com este trabalho diferenciado que desenvolvemos aqui, tenho certeza de que alguma semente pode ter sido plantada, para que eles olhem as novas tecnologias como caminhos viáveis que poderão percorrer no seu futuro profissional – ressaltou Claudio Pecoraro, professor de Filosofia e Projeto de Vida.
E os alunos estão cada vez mais empolgados com as iniciativas do Ciep, que vai muito além do conteúdo programático e que os acolhe para apresentar novos panoramas para o futuro.
– Nestes últimos anos do Ensino Médio, os projetos escolares foram fundamentais para meu aprendizado. Eles me proporcionaram a oportunidade de aplicar teoria na prática, desenvolvendo habilidades de pesquisa e trabalho em equipe. Além disso, aprendi a explorar temas que nunca estudei, aprofundando meu conhecimento. Os desafios enfrentados durante os projetos me ajudaram a desenvolver paciência e criatividade. Sinto que essas experiências me prepararam melhor para o futuro, seja na vida pessoal ou no mercado de trabalho. Com certeza, levarei comigo as lições aprendidas – disse Thayane Santana, aluna da 3 série do Ensino Médio, no itinerário Empreendedorismo.
A unidade se destaca também com a participação ativa de todos, com rodas de conversa, imersões pedagógicas e até criação de protótipos e projetos especiais, sempre supervisionados por professores e com o aval da equipe diretiva.
– Importante essas atividades que vivenciamos na escola. Fizemos uma pesquisa e vimos que, por exemplo, na Finlândia, o ensino é por meio de jogos e tem uma taxa altíssima de estudantes que concluem o Ensino Médio. Em países de primeiro mundo, como Japão e Estados Unidos, estão abordando esses métodos mais práticos e descontraídos. É muito interessante saber desses projetos, pois é uma forma nova de aprendizado que tem mostrado resultados positivos, com uma forma inovador de chamar a atenção de todos – destacou Daniel Porto, aluno da turma 1001 do itinerário Inovação e Mundo do Trabalho, analisando a importância dos projetos para a sua aprendizagem.
E o trabalho tem rendido muitos frutos: uma equipe da escola participou da Olimpíada Digital Senac 2024 com 198 estudantes, ficando em 13° no ranking nacional. Além disso, uma estudante de lá é a única finalista do estado no Desafio ‘Quero Ser Economista’, promovido pelo Conselho Federal de Economia.
– A gestão do Ciep 148 tem como foco o desenvolvimento de competências empreendedoras, utilizando estratégias inovadoras voltadas à resolução de problemas e criatividade – concluiu o diretor da unidade, Frank Duarte.