TRE-RJ VIRALIZA NO TIKTOK E ALCANÇA MAIS DE 23 MILHÕES DE PESSOAS DURANTE AS ELEIÇÕES

GOVERNO PODERÁ ESTIMULAR IMPLANTAÇÃO DE PAINEIS SOLARES EM ÁREAS DE VULNERABILIDADE SOCIAL
novembro 28, 2024
CAIXA FIRMA PROTOCOLO DE INTENÇÕES COM A CASA DA MOEDA DO BRASIL PARA CRIAÇÃO DE CERTIFICADORA BRASILEIRA DE CRÉDITOS DE CARBONO
novembro 29, 2024

TRE-RJ VIRALIZA NO TIKTOK E ALCANÇA MAIS DE 23 MILHÕES DE PESSOAS DURANTE AS ELEIÇÕES

TRE-RJ TikTok. Foto/Divulgação

Com vídeos bem-humorados e que apresentam a urna eletrônica como diva da democracia, perfil conquista o público jovem


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) obteve um desempenho inédito na rede social TikTok durante as eleições de 2024, tornando-se o perfil da Justiça Eleitoral com maior alcance na plataforma. Entre agosto e outubro, o perfil @trerj.oficial atingiu mais de 23 milhões de pessoas e registrou mais de 25 milhões de visualizações em seus vídeos, com cerca de 50% do público na faixa etária de 18 a 24 anos.

O conteúdo de maior sucesso foi um tutorial sobre como votar, que ultrapassou 6 milhões de visualizações e tornou-se o vídeo mais assistido na história da Justiça Eleitoral no TikTok. O uso de memes e uma abordagem informal, apresentando a urna eletrônica como a diva da democracia, contribuíram para um engajamento significativo, com mais de 2,5 milhões de curtidas e 160 mil comentários.

De acordo com o coordenador de Comunicação Social do TRE-RJ, Stéfano Salles, a presença na plataforma foi uma decisão estratégica. O TikTok é uma das redes sociais mais influentes do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos, e o Brasil é um dos maiores mercados. Essa popularidade entre os jovens tornou o TikTok essencial para nossa comunicação, permitindo promover a conscientização cívica de maneira leve e eficaz, destaca Salles.

O chefe da Seção de Campanhas e Mídias Sociais (Secamp), Leandro Lamarão, explica o processo criativo por trás das postagens que conquistaram o público: Nosso objetivo foi criar conteúdos que falassem diretamente com os jovens, e para isso utilizamos memes e uma linguagem a que eles já estão acostumados. A escolha da urna eletrônica como ‘diva da democracia’ foi certeira, pois conseguimos transformar um tema que poderia parecer distante em algo acessível e até divertido“.

O sucesso do perfil do TRE-RJ no TikTok não teria sido possível sem a dedicação das servidoras Nathália Pellegrino e Viviane Feitosa e da estagiária de marketing Luana Lyra, que contribuíram com referências de memes e tendências da plataforma. O resultado foi uma recepção calorosa por parte dos usuários, refletida em comentários positivos e elogios à iniciativa do Tribunal de dialogar com o público jovem.

Fonte: Seção de Jornalismo do TRE-RJ