Pesquisa TIM Ads revela as intenções de compra, planos de festa, e a preferência pelo pagamento digital na data mais esperada do ano
Com a chegada do Natal, as intenções de compra e os planos para as festas começam a ganhar forma. Uma pesquisa realizada pela plataforma TIM Ads, traz insights reveladores sobre os hábitos e expectativas para a data. Segundo o levantamento, 66% dos entrevistados planejam gastar até R$300 em presentes este ano. Além disso, 66% pretendem presentear até cinco pessoas, com filhos (33%) e pais ou mães (24%) liderando a lista de presenteados.
A pesquisa, que contou com mais de 11 mil respostas de um público majoritariamente jovem (73% até 35 anos), também revelou mudanças no comportamento de compra. Embora as lojas físicas continuem sendo a preferência para 48% dos respondentes, o número é inferior ao registrado no mesmo período em 2023 (57%). Essa queda pode indicar um crescimento das compras online ou uma maior diversificação nos canais de compra. Entre os itens mais procurados, roupas e calçados ainda lideram (26%), mas com uma queda expressiva em relação ao ano anterior, quando a preferência por esses itens era de 60%, sinalizando um movimento de diversificação nas escolhas de presentes, com destaque também para brinquedos (22%).
Outro dado relevante é o crescimento no uso de pagamentos digitais. O PIX foi apontado como a principal forma de pagamento por 39% dos entrevistados, seguido pelo pagamento em dinheiro (28%). Esse dado reflete a consolidação do PIX como solução confiável e prática.
Além das intenções de consumo, o levantamento explorou como os brasileiros planejam celebrar o Natal. 36% dos pesquisados afirmaram que pretendem passar a data com familiares e amigos próximos, a mesma porcentagem (36%) que também disseram que optarão por comemorações em casa, com quem já mora no mesmo lar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro, e os participantes receberam bônus de dados como recompensa pela participação.
Sobre o TIM Ads
O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de clientes da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem e respeito, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de Telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse aqui
Fonte: Paulo Vitor Rodrigues – FSB Comunicação