Alunos do Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva tiveram uma atividade especial na Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba, em Araruama
Uma atividade muito especial de sustentabilidade para alunos do Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva, de Araruama, na Região dos Lagos. Com o objetivo de desenvolver consciência ambiental e olhar crítico referente às questões socioambientais, entendendo a importância do conhecimento científico e da preservação da biodiversidade, os alunos da segunda série do Ensino Médio da unidade fizeram uma aula-passeio na Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba, sob a supervisão dos professores Alexandre Greco, Marcelo André e Jaqueline Máximo. Este passeio fez com que os estudantes refletissem sobre as possibilidades de utilização de espaços e equipamentos públicos de modo a exercer sua cidadania
– A proposta foi apresentar de maneira dinâmica a importância da preservação e manejo de uma Unidade de Conservação no território da Costa do Sol, permitindo aos estudantes correlacionarem os conceitos teóricos com o olhar sustentável – explicou Alexandre Greco, professor de Biologia, Mestre em História da Ciência pela Fiocruz.
Os jovens puderam explorar a área e tiveram diversas informações sobre os aspectos naturais do município, tendo contato com os mais diversos tipos de ambientes, compreendendo a importância e função das Unidades de Conservação.
– Interagir num ambiente acolhedor como a APA de Massambaba foi um ponto forte para minha formação enquanto estudante no Ensino Médio Integral e me permitiu ampliar os horizontes sobre os estudos das Ciências da Natureza – declarou a estudante Victoria Marques.
O meio ambiente é um dos grandes focos da escola. A unidade participou intensamente da Conferência Municipal de Meio Ambiente em Araruama, no início do mês, que teve como foco discutir e propor ações e medidas mitigadoras para construir ações sustentáveis no contexto da Agenda 2030. Além disso, a escola ficou em primeiro lugar na etapa estadual da 8ª edição da Olimpíada Nacional de Desenvolvimento de Aplicativos (Onda), sobre Consumo e Produção Sustentáveis, com o aplicativo ‘Portal Ecoar’, que visa ao monitoramento e acompanhamento de queimadas em São Vicente, distrito de Araruama.
– Todas as iniciativas desenvolvidas com nossos alunos possibilitam perspectivas e olhares sobre a compreensão do bioma Mata Atlântica em nosso território. Conceitos geográficos e biológicos no mesmo ambiente gestando uma ação inclusiva e sustentável – comentou Marcelo André, professor de Geografia, geografo pela UFF.
A promoção de atividades que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de diferentes formas de aprendizado, especialmente em contato com o ambiente, favorece a construção de um pensamento crítico e colabora, não apenas para o seu amadurecimento como cidadão, mas também para a manutenção da natureza, bem como da vida no planeta.
– Ter a oportunidade de sair da sala de aula e viver um dia numa unidade de conservação ambiental no meu território me trouxe um novo olhar sobre o que efetivamente representa a biodiversidade e a sustentabilidade – enfatizou o jovem aluno Carlos Daniel.
Vocacionado ao empreendedorismo e à inovação, o Ciep 148 é uma escola empreendedora, que busca algo a mais do que é ensinado dentro da sala de aula. Assim, a unidade desenvolve ações em parcerias. Em 2024, por exemplo, representantes da Marinha do Brasil levaram para a escola o painel ‘Desenvolvendo Habilidades Estratégicas na Construção do Protagonismo Juvenil’. E O Ciep ainda participa de ações e palestras em toda a região, divulgando suas iniciativas em favor de toda a comunidade.
– Construir perspectivas Empreendedoras e uma vocação da nossa escola. Apoiar iniciativas como essa nos dá energia suficiente para continuar acreditando na potência do protagonismo juvenil – destacou Frank Duarte, diretor geral do CIEP 148.