ENCCEJA: MAIS DE 6 MIL PEDIDOS DE CERTIFICADO EM UMA SEMANA

LULA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO MINISTERIAL DO ANO
janeiro 21, 2025
VAGAS DE EMPREGO DO SINE JÁ PODEM SER VISUALIZADAS NO APP CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL
janeiro 22, 2025

ENCCEJA: MAIS DE 6 MIL PEDIDOS DE CERTIFICADO EM UMA SEMANA

Entrega de Certificado Enceja. Foto/Divulgação: Bruno da Matta – Seeduc-RJ

A solicitação do documento de conclusão deve ser feita pelo site https://certificacaoencceja.educacao.rj.gov.br
As solicitações para o certificado do Encceja estão a todo vapor na Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ). O exame traz uma nova oportunidade aos estudantes que não conseguiram concluir seus estudos na idade própria. Com isso, eles têm a chance de conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho e ainda prosseguir seus estudos. Em uma semana foram realizados 6.846 pedidos. Os participantes do Encceja 2024 que indicaram a Seeduc como unidade certificadora podem solicitar o documento de conclusão pelo portal https://certificacaoencceja.educacao.rj.gov.br.
— A educação proporciona muito mais do que o aprendizado de conteúdo. A conquista de um certificado é o primeiro passo para a construção de um futuro melhor e mais digno — afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Entrega de Certificado Enceja. Foto/Divulgação: Bruno da Matta – Seeduc-RJ

O Encceja é um exame de avaliação de competências, destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade certa para cada nível de ensino. Criado em 2002, o exame é voluntário e gratuito. É necessário ter, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o Ensino Médio.

Quem elabora, aplica e corrige as provas é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A emissão do Certificado de Conclusão ou Certidão Parcial de proficiência é tarefa das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação parceiros do Inep. Durante o ato de inscrição, o participante escolhe qual será a instituição certificadora.
— É uma sensação especial, de dever cumprido. A maior dificuldade que tive foi em relação à redação, mas deu tudo certo. Estou muito feliz e, agora, só penso no meu crescimento profissional — afirmou Silas Lima Souza, de 35 anos, morador de São Gonçalo, que compareceu à sede da Seeduc-RJ para buscar seu certificado.