O bairro do Foguete, em Cabo Frio, recebeu uma série de ações de ordenamento e fiscalização em áreas de restinga nesta quarta-feira (22). O trabalho foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, por meio dos agentes da Guarda Civil Municipal, e a Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização de Posturas.
O objetivo foi promover o ordenamento, a fiscalização do uso da praia por ambulantes e barracas, além de fiscalizar irregularidades em área de restinga. Um carrinho foi apreendido em flagrante por atuar em cima da vegetação e ser reincidente de notificações por três vezes.
Durante a ação, a equipe percorreu toda a orla do Foguete, verificando a necessidade de arborização, poda e corte de árvores, além de fazer um levantamento do lixo na restinga.
A equipe também identificou a presença de plantas exóticas na restinga no entorno da orla e decidiu prosseguir com a ideia de manejo sustentável da restinga, incluindo a redução da densidade de algumas plantas.
“Com essas ações, estamos promovendo o manejo sustentável da restinga e da arborização urbana do bairro do Foguete, em parceria com a Comsercaf. Para isso, serão utilizadas estratégias como a colocação de placas de sinalização, mourões para proteger plantas de interesse e ações de micro-lixo”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
As ações integradas das secretarias são fundamentais para coibir irregularidades.
“A Secretaria de Ordem Pública está comprometida em garantir a segurança e o ordenamento público na área do Foguete, trabalhando em parceria com as outras secretarias para promover um ambiente seguro e sustentável para a comunidade”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho, que tem trabalhado em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente em diversas ações.
Canais de denúncias de irregularidades
A população pode realizar denúncias diretamente à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou presencialmente na sede, localizada na Rua Governador Valadares, no bairro São Cristóvão.
AS denúncias também podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou presencialmente na Rua José Bonifácio, 28 (2º andar), Centro.