A emoção marcou o retorno das apresentações da Paixão de Cristo em Macaé. Após dois anos do período crítico da pandemia da Covid-19 e medidas restritivas, o espetáculo ao ar livre, na Imbetiba, que começou nesta quinta-feira (14) e termina no domingo (17), às 20h, foi aplaudido de pé pela população. A celebração da Semana Santa na cidade conta a história dos últimos dias de vida de Jesus e sua ressurreição, com um elenco de 35 atores, composto por artistas locais e nomes consagrados como Diogo Drosa, o protagonista. O texto tem assinatura de Marcelo Saback e direção artística de Aldebaran Bastos.
O prefeito Welberth Rezende, acompanhado da primeira-dama Quelen Rezende, abriu a cerimônia e destacou a importância do retorno das atividades culturais no município. “A noite é marcada por muita emoção para todos nós. Depois de tantas dificuldades que a humanidade passou, todo esse movimento cultural já começou a avançar na cidade. Estamos, aos poucos, voltando a viver esses momentos maravilhosos. Nesse grande espetáculo, dos 35 atores temos 30 macaenses. Em breve teremos nossa exposição agropecuária, festivais de música, dança e teatro e outras festividades locais”, frisou o prefeito.
A primeira noite de espetáculo foi marcada por olhos atentos de crianças, adultos e idosos. A encenação encheu de orgulho o coração da aposentada Judith de Sá Ferreira, 74 anos. Mas ela não estava sozinha, foi acompanhada da filha, Juliana Ferreira, 46 anos, e do neto, João Pedro, 10 anos. “Estou muito emocionada com essa apresentação, chorei por diversas vezes, e já quero voltar para assistir novamente”. Sua filha disse que gostou da abordagem atual da história. “O espetáculo trouxe a história de Jesus, mas trabalhou temas como traição, política e outras questões relevantes para nossa sociedade”, disse.
O secretário de Cultura, Leandro Mussi, pontuou os trabalhos de diversos profissionais da pasta e a valorização dos artistas macaenses. “Perceber a praia de Imbetiba voltando a ser o que era é muita emoção. É um novo tempo de esperança para todos. Fomos a primeira classe a parar na pandemia e estamos sendo a última a voltar. E não poderia ser diferente, retornamos com a Paixão de Cristo, aquele que teve compaixão e amor por todos nós”, acrescentou o secretário.
O espetáculo “A Paixão de Cristo” será apresentado todos os dias na Avenida Elias Agostinho (em frente ao Hotel Imbetiba). No domingo (17), o palco receberá também, às 17h, Missa Campal de Páscoa, celebrada por Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, bispo da Diocese de Nova Friburgo.
ESPETÁCULO
A produção conta com uma série de homenagens e referências, mas não somente do passado, trazendo à tona debates sociais importantes, aproximando o espectador. Após 10 anos sem o espetáculo teatral na cidade, o diretor Aldebaran Bastos escolheu trilhar um caminho de resgate cultural. Marcelo Saback é ator e autor, reconhecido nacionalmente por filmes como “De Pernas Pro Ar” e “Loucas para Casar”.
“Foi um trabalho elaborado com muito amor e viva aos artistas da nossa cidade. Durante a Semana Santa, uma equipe formada por dezenas de profissionais se une para dar vida a mais importante história da humanidade, Jesus Cristo, o filho de Deus”, ressaltou Aldebaran.
Drosa, o protagonista, tem larga carreira nos palcos, tendo participado de produções infantis, musicais e montagem de clássicos como “A Megera Domada”, de William Shakespeare. O ator, de 34 anos, é ex-integrante do Grupo Nós do Morro.
A montagem conta ainda com alguns figurinos assinados por Ely Peron, falecido em dezembro de 2021. Peron foi figurinista, carnavalesco, dentre outras atribuições que marcaram a cultura macaense, tendo atuado também no governo municipal como subsecretário de Cultura (2009/2010). Fonte: Ascom